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Atualizado: 32 minutos 22 segundos atrás

Projeto Trânsito+ inicia ações de segurança para ciclistas nas rodovias

sab, 20/09/2025 - 18:00
O Trânsito+ é um projeto itinerante que contempla ações de segurança viária voltadas a todos os usuários das rodovias. Foto: Divulgação.

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas nas rodovias que administra, a EPR Litoral Pioneiro lançou na semana passada o projeto Trânsito+, que une tecnologia e educação para promover mais segurança viária. A primeira ação aconteceu no bairro Cajuru, em Curitiba, com foco nos ciclistas que utilizam diariamente as margens das estradas para se deslocar.

Durante a atividade, equipes da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram ciclistas para orientações sobre comportamento seguro no trânsito e distribuíram sinalizadores luminosos, instalados na parte traseira das bicicletas. O equipamento projeta luzes na pista que indicam aos motoristas a distância segura em relação ao ciclista, com alcance de até 50 metros durante a noite.

“A orientação sobre condutas seguras e o uso da tecnologia contribuem para a convivência harmoniosa entre os usuários das rodovias, independentemente do meio de transporte. Todos devem respeitar as leis de trânsito e ter cuidado com os demais”, destaca Fernando Milléo, gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro.

Ocorrências com ciclistas

De fevereiro de 2024 a setembro de 2025, foram registradas 79 ocorrências com ciclistas nas rodovias sob concessão da empresa. Isso resultou em 82 feridos e 7 mortes. Os dados reforçam a urgência de ações integradas para reduzir esses índices.

Esta ação do projeto Trânsito+ será levada a outros trechos das rodovias com maior concentração de ciclistas, em parceria com órgãos de segurança viária, comunidades locais e entidades de conscientização no trânsito. “A proposta é ampliar a ação nos pontos críticos, unindo esforços com diferentes atores do setor. As atividades com ciclistas fazem parte de uma iniciativa maior, que visa promover segurança com base em informação e tecnologia”, reforça Milléo.

Orientações para ciclistas e motoristas

Durante a ação, os ciclistas receberam orientações práticas de segurança. A recomendação é que, sempre que possível, utilizem ciclovias. Na ausência delas, devem trafegar pelo acostamento, no mesmo sentido da via, vestindo roupas chamativas ou refletivas. Incentiva-se o uso de passarelas (empurrando a bicicleta) e de faixas exclusivas em viadutos e trincheiras.

Já os motoristas devem redobrar a atenção ao avistar ciclistas ou pedestres, mantendo distância segura durante a ultrapassagem.

“A conduta segura no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Seja ciclista, motorista, motociclista ou pedestre, todos devem estar atentos e agir com respeito às regras”, completa o gerente de operações.

Sobre o Trânsito+

O Trânsito+ é um projeto itinerante que contempla ações de segurança viária voltadas a todos os usuários das rodovias. Um caminhão 100% elétrico equipado com tecnologias inovadoras percorrerá os 605 quilômetros de estradas sob concessão da EPR Litoral Pioneiro, levando atividades educativas e de saúde.

A iniciativa conta com os pilares Segurança, Educação e Sustentabilidade, e entre os destaques estão o uso de câmeras térmicas para monitoramento do sistema de freios de caminhões, bem como simulações de realidade virtual e aumentada voltadas a motoristas profissionais.

O projeto integra o novo contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ele estimula o uso da tecnologia em prol da segurança viária. O propósito é transformar comportamentos e salvar vidas. “Nosso compromisso é investir continuamente em soluções que salvam vidas e promovem um trânsito mais seguro para todos”, finaliza Milléo.

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Pontos na CNH: como impactam o financiamento de veículos

sab, 20/09/2025 - 13:30
O motorista suspenso perde o direito de dirigir por um determinado período de tempo qualquer tipo de veículo automotor. Foto: RafaPress / iStock

O crescimento de financiamento de veículos usados e novos no Brasil, denotando uma recuperação do setor, tem acompanhado paralelamente um dado alarmante: o número recorde de multas registradas. O último dado, de 2024, contabilizou um total de quase 75 milhões de infrações registradas em todo o território nacional.

Uma parcial de 2025 aponta que somente o estado de São Paulo havia registrado 25 milhões de multas no primeiro semestre do ano. O segundo lugar ficou com Minas Gerais, com cerca de 7,6 milhões de infrações registradas. Ainda assim, mesmo com tantas infrações de trânsito, o número de suspensões é o menor em quase 12 anos.

As alterações que o Código de Trânsito Brasileiro sofreu entre os anos de 2021 e 2022 são uma resposta a isso. A pontuação máxima necessária para a suspensão, que antes era de 20 pontos, passou a ser de 40 pontos. O afrouxamento da legislação foi como um sinal verde para que maus motoristas se sintam mais à vontade para cometer crimes de trânsito.

Quais multas dão mais pontos na CNH?

Entre as principais infrações, a de excesso de velocidade é a campeã disparada. Em São Paulo, onde está localizada a maior frota de veículos do Brasil, 36% das ocorrências são desta modalidade. Uso do celular ao volante e avanço do sinal vermelho vêm depois, com 21% e 14%, respectivamente.

Estas infrações são também as maiores causadoras de acidentes com vítimas fatais ou não. Outras infrações de menor potencial letal para terceiros, como estacionar em local proibido e falta de uso do cinto de segurança, fecham o top 5. Todas essas multas são consideradas infrações de médias a gravíssimas.

Entendendo o sistema de pontos na CNH e seus valores

Uma infração gravíssima custa R$ 293,47 e 7 pontos na CNH; uma grave, R$ 195,23 e 5 pontos; e uma média, R$ 130,16 e 4 pontos e uma leve R$ 88,38 e três pontos na CNH. A depender da gravidade da multa, podem entrar em ação multiplicadores que podem elevar em até 60 vezes o valor inicial.

Para quem cometeu duas ou mais infrações gravíssimas, o limite cai para 20 pontos; para quem cometeu somente uma, cai para 30. Logo, o limite de 40 pontos só existe para quem não tiver nenhuma infração gravíssima. A exceção vai para os motoristas que exercem atividade remunerada. Neste caso, independentemente do tipo de multa, o limite de 40 pontos é fixo.

A suspensão também só ocorre se forem todas cometidas dentro de um período de 12 meses. Ou seja, os pontos ficam “ativos” por esse período, a contar da data da infração. Passado esse prazo, os pontos perdem a validade. Contudo, a contabilização é individual para cada multa. A cada infração cometida, um novo prazo começa a contar somente para ela.

Sendo assim, um motorista pode cometer 10 infrações médias dentro de 12 meses e não ter a CNH suspensa. Porém, se cometer duas infrações gravíssimas em 12 meses e uma média, não poderá tomar mais nenhuma, pois terá somado 18 pontos. Uma mera infração leve, de 3 pontos, levará a suspensão da CNH.

O que é a suspensão por perda de pontos na CNH?

Somente algumas infrações possuem efeito suspensivo, levando diretamente à suspensão da CNH. São elas: dirigir alcoolizado; recusar-se a fazer o teste do bafômetro; promover ou participar de racha; ultrapassar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%; dirigir ameaçando pedestres ou outros veículos; e fazer manobras perigosas.

O motorista suspenso perde o direito de dirigir por um determinado período de tempo qualquer tipo de veículo automotor. Caso seja pego dirigindo durante a vigência da suspensão, sofrerá multa de R$ 880,41 e terá a CNH cassada. A suspensão dura de 6 meses a 1 ano, a partir da entrega do documento para a autoridade de trânsito, podendo chegar a dois anos, caso haja reincidência.

Acompanhando o histórico de pontos na CNH perto

Desta forma, o motorista profissional ou ainda quem usa o carro diariamente para fazer suas tarefas rotineiras sofre um impacto significativo, principalmente financeiro. Pior ainda caso possua um carro financiado: as parcelas do financiamento de veículos não esperam o período de suspensão passar e continuam chegando. 

Logo, é importante que o motorista se previna contra as infrações, para o benefício de todos e de um trânsito mais seguro. Além disso, é importante que acompanhe seu histórico de multas e gerencie sua situação. Para tanto, pode visitar o site do DETRAN ou mesmo consultar via app, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

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Gestão da velocidade: como cidades brasileiras estão reduzindo riscos no trânsito

sab, 20/09/2025 - 08:15
Em Recife, projeto visa ampliar a área de pedestres com técnicas de desenho urbano que induzem os motoristas a diminuir a velocidade. Foto: Daniel Tavares/PCR.

A Semana Nacional de Trânsito 2025, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, coloca a velocidade no centro do debate. Mais do que conscientizar motoristas e pedestres, o foco é também estimular gestores a adotar medidas eficazes para reduzir riscos. Afinal, desacelerar não é apenas uma escolha individual: depende também do ambiente viário e das políticas públicas implementadas nas cidades.

A segunda matéria da série especial do Portal do Trânsito para a Semana Nacional de Trânsito, aborda como cidades brasileiras estão implementando medidas de gestão da velocidade para tornar o trânsito mais seguro. Zonas 30, radares eletrônicos e urbanismo tático são alguns dos exemplos destacados, mostrando como políticas públicas e planejamento urbano podem reduzir sinistros e proteger vidas.

Por que falar em gestão da velocidade

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestão da velocidade é um dos cinco pilares fundamentais da segurança viária. Não se trata apenas de fiscalizar ou punir motoristas que ultrapassam limites, mas de criar condições urbanas que naturalmente induzam a condução em velocidades seguras.

Para o especialista em trânsito Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata, esse é um ponto-chave.

“O motorista precisa ser corresponsável, mas o poder público também tem sua parte. Não adianta apenas colocar placas indicando 40 km/h se a via foi projetada para estimular 80 km/h. É preciso alinhar engenharia, fiscalização e educação”, explica.

Experiências brasileiras

Algumas cidades no Brasil já avançam em projetos para reduzir a velocidade média dos veículos. Exemplos incluem:

  • Zonas de velocidade reduzida (Zona 30): áreas residenciais ou comerciais onde o limite é de 30 km/h, comuns em cidades europeias, começam a ganhar espaço no Brasil. Belo Horizonte e Fortaleza são referências na implementação dessas áreas.
  • Radares e lombadas eletrônicas: embora alvo de polêmica, estudos demonstram que esses equipamentos reduzem a velocidade e, consequentemente, os acidentes. Em São Paulo, por exemplo, a instalação de radares em avenidas críticas gerou queda significativa no número de atropelamentos.
  • Urbanismo tático: intervenções rápidas e de baixo custo, como pinturas no asfalto e estreitamento de faixas, têm sido utilizadas em cidades como Recife e Curitiba para forçar a redução da velocidade em pontos de risco.
O papel da fiscalização

Fiscalizar não deve ser visto apenas como uma forma de punir. A presença de radares, blitz educativas e operações em parceria com órgãos municipais reforça o caráter preventivo da fiscalização. “É comum ouvir críticas de que radares são apenas ‘indústria da multa’. Mas, na verdade, eles salvam vidas. Quando o motorista sabe que pode ser flagrado, ele naturalmente desacelera. Isso diminui acidentes e reduz custos sociais”, destaca Celso Mariano.

Integração com mobilidade sustentável

A gestão da velocidade também está diretamente ligada à promoção da mobilidade ativa e do transporte coletivo. Ruas mais calmas incentivam caminhadas, uso de bicicletas e integração com transporte público.

“A velocidade excessiva não combina com cidades humanas. Quando o trânsito é pensado para pedestres, ciclistas e transporte coletivo, automaticamente se reduz a pressa e aumenta a segurança”, afirma Mariano.

O desafio cultural

Apesar dos avanços, o Brasil ainda convive com uma cultura de tolerância à pressa no trânsito. Muitos motoristas acreditam que limites são meras recomendações. Esse comportamento, aliado à falta de políticas consistentes em algumas regiões, dificulta a mudança.

O desafio é alinhar campanhas educativas, melhorias na engenharia de tráfego e fiscalização constante. O objetivo não é tornar o trânsito mais lento, mas sim mais seguro.

Estratégia eficaz

A gestão da velocidade é uma das estratégias mais eficazes para reduzir mortes e lesões graves no trânsito. Ao adotar políticas públicas, investir em infraestrutura e reforçar a educação, cidades brasileiras podem transformar a mobilidade e salvar milhares de vidas.

“A mensagem da Semana Nacional de Trânsito 2025 reforça essa ideia: desacelerar não é sinônimo de atraso, mas de respeito à vida”, conclui Mariano.

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Semana Nacional de Trânsito marca lançamento oficial do “Doutor no Trânsito”

sex, 19/09/2025 - 18:00
Um dos diferenciais do projeto é a integração com a rede pública de saúde. Foto: Divulgação

Durante a Semana Nacional de Trânsito 2025, um marco importante foi consolidado: o lançamento do Doutor no Trânsito, assistente digital criado pelo médico Alysson Coimbra, voltado a integrar saúde, educação e segurança viária.

O projeto, anunciado em agosto, chega agora de forma estruturada, com site oficial (www.doutornotransito.com.br), cadastro verificado no WhatsApp Business e toda a documentação legal regularizada, incluindo registros no INPI e Receita Federal.

Conforme Coimbra, “a proposta é devolver à sociedade motoristas mais saudáveis, protegidos e conscientes”.

Parcerias estratégicas

Um dos primeiros avanços foi a parceria científica com a FETRABENS (Federação dos Transportadores Autônomos de São Paulo). A partir dela, sindicatos ligados à categoria já têm acesso liberado à ferramenta, ampliando o alcance entre caminhoneiros e transportadores.

Outro passo em andamento é o Motoca Legal, iniciativa direcionada a motociclistas e profissionais do motofrete. A proposta busca combater a informalidade, reforçar a necessidade de atuação dentro da lei e oferecer educação continuada. De acordo com Coimbra, já há tratativas com plataformas de entrega para que o Doutor no Trânsito, em formato White Label, seja incorporado como exigência formativa: prestadores poderiam comprovar participação em testes e capacitações para manter seus registros ativos.

Saúde no trânsito

Um dos diferenciais do projeto é a integração com a rede pública de saúde. Por meio de geolocalização, o assistente já consegue direcionar motoristas a hospitais públicos e UPAs em qualquer região do país. “Nosso objetivo é reforçar o direito constitucional à saúde, combatendo as dificuldades que muitos motoristas enfrentam ao buscar atendimento fora do seu estado de origem”, explica Coimbra.

Nesse sentido, o médico adianta que já estão previstas reuniões em Brasília com deputados, senadores e representantes do Ministério da Saúde, para discutir a universalização real do SUS no atendimento a condutores.

Projeção internacional

O plano de expansão também inclui apresentar o Doutor no Trânsito à ONU. Dessa forma, buscando reconhecimento como uma iniciativa privada integrada às políticas públicas da Segunda Década Mundial de Ação pela Segurança Viária (2021–2030). “A segurança viária é uma pauta global, e acreditamos que o Brasil pode ser protagonista ao apresentar uma solução que conecta tecnologia, saúde e educação”, afirma o criador.

Ação em rodoviárias

Outro projeto em fase de desenvolvimento se destina ao transporte coletivo. Ou seja, uma parceria com a ANTT para criar um roteiro de segurança em terminais rodoviários, desde a compra da passagem até o desembarque. A ideia inclui orientação sobre riscos de ônibus piratas e reforço da cultura de prevenção entre passageiros.

Propósito e legado

Para Alysson Coimbra, médico e filho de caminhoneiro, o lançamento do Doutor no Trânsito é também um compromisso pessoal.

“Como cristão, meu propósito é devolver à sociedade condutores mais saudáveis e conscientes. Essa é a forma que encontrei de honrar minha trajetória e a de tantos motoristas que mantêm o país em movimento”, destaca.

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“O futuro das autoescolas”: live do Portal debate flexibilização da CNH e aponta desafios do setor

sex, 19/09/2025 - 13:30
A live aconteceu durante a Semana Nacional do Trânsito, em um cenário de incerteza para o setor. Foto: Foto: Divulgação DetranRS

Em uma live realizada pelo Portal do Trânsito em 18 de setembro de 2025, especialistas, dirigentes de autoescolas e representantes de entidades do setor se reuniram para discutir as dificuldades e inseguranças geradas pelas propostas do governo federal que visam flexibilizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Intitulada “O futuro das autoescolas”, a transmissão ao vivo trouxe à tona críticas, contrapropostas e perspectivas de modernização para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) no Brasil. A live teve a apresentação do especialista em trânsito Celso Mariano. Participaram: Carolina Marino, do Instituto Nacional Mulheres pelo Trânsito, Olga Catarina Zanoni, da ABRAUTO, e Ygor Valença, da FENEAUTO.

Contexto e críticas à flexibilização da CNH

A live aconteceu durante a Semana Nacional do Trânsito, em um cenário de incerteza para o setor. O foco principal da discussão foi a proposta de desobrigar a frequência em cursos de formação de condutores nas autoescolas, medida considerada por todos os participantes como um retrocesso.

O apresentador da live, Celso Mariano, destacou que as discussões recentes sobre o tema têm se concentrado nos aspectos econômicos, como o custo da CNH, enquanto pouco se debateu sobre quem assumirá as responsabilidades caso a violência no trânsito aumente com as mudanças propostas.

“Estamos falando de vidas, não apenas de documentos mais baratos”, alertou Celso, reforçando a importância do papel educativo das autoescolas.

O papel estratégico dos CFCs

Conforme os especialistas, em mais de 26 anos de vigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as autoescolas deixaram de ser apenas locais para aulas práticas e se transformaram em verdadeiros centros educacionais. Hoje, o setor enfrenta desafios didáticos significativos, recebendo alunos com idades e níveis de instrução variados, desde semi-alfabetizados até pós-graduados.

Os CFCs atuam como preparatórios para avaliações do Detran, oferecendo não apenas ensino prático, mas também educação de trânsito, algo que, de acordo com os especialistas, não é suficientemente coberto pela rede escolar tradicional.

Reação unificada do setor

Apesar da surpresa e das dificuldades, o setor reagiu de forma organizada. Houve uma união inédita entre entidades como a Associação Brasileira das Autoescolas (Abrauto), sindicatos, a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) e o Instituto Nacional Mulheres pelo Trânsito. Olga Catarina Zanoni, da Abrauto, destacou:

“É a primeira vez que as instituições estão trabalhando juntas, e isso faz toda a diferença.”

A mobilização incluiu carreata, lançamento de Frente Parlamentar e uma audiência pública histórica com apoio de 48 deputados, que demonstraram atenção ao setor. De acordo com Igor Valença, presidente da Feneauto, o movimento alcançou 4,9 milhões de visualizações em apenas um mês, refletindo a força coletiva da categoria.

Protagonismo feminino e engajamento político

Carol Marino, do Instituto Nacional Mulheres pelo Trânsito, reforçou a importância do protagonismo feminino no setor. Ela criticou a gestão atual por desmontar grupos de trabalho e não dialogar com instituições de classe ou com o Parlamento, além de defender a luta pela valorização das mulheres que mantêm a excelência das autoescolas.

A Frente Parlamentar conta atualmente com mais de 250 assinaturas, reunindo políticos de diferentes espectros ideológicos em defesa da educação no trânsito e das empresas do setor. Mesmo figuras alinhadas ao governo, como a Ministra Gleisi Hoffmann, afirmaram que a proposta de flexibilização “não é um projeto de governo”.

Próximos passos: Jornada pela Educação no Trânsito (JET)

O setor reconheceu críticas válidas aos CFCs e propôs mudanças de postura, assumindo protagonismo na cidadania e educação no trânsito.

Para consolidar essas ações, Igor e Carol criaram a Jornada pela Educação no Trânsito (JET), que reúne 12 grupos de trabalho. O objetivo é apresentar um marco regulatório moderno e seguro para os CFCs. O Plano Nacional de Formação de Condutores (JET) será entregue em 19 de novembro, no Dia Nacional das Autoescolas, em Brasília.

Entre as propostas estão:

  • Inserção de campanhas educativas e pós-venda de ensino de trânsito;
  • Formação de profissionais como motoboys e motoristas de aplicativo;
  • Defesa do EAD síncrono para alunos da primeira habilitação, com aulas remotas em tempo real, enquanto se mantém contrária ao EAD assíncrono.
Debate sobre custo e segurança

Olga questionou diretamente o Secretário de Trânsito Adrualdo Catão sobre os custos da plataforma gratuita proposta pelo governo. Já, Igor criticou a ideia de flexibilização baseada em reduzir o número de não habilitados. Ele comparou a proposta a dar ingresso a 20 mil pessoas em um campo de futebol lotado, com risco de morte mesmo habilitados.

“90% dos acidentes e mortes são por imprudência, que não se resolve apenas com um documento mais barato”, afirmou Igor.

Encerramento

A live foi concluída por Celso Mariano, que agradeceu a participação e o esforço dos especialistas. Assim, destacando a educação de trânsito como um momento mágico para sensibilizar a sociedade. Ele convidou o público a acompanhar a próxima live do Portal do Trânsito, que contará com a participação já confirmada do Secretário Adrualdo Catão.

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Excesso de velocidade: dados, física e histórias que mostram o risco no trânsito

sex, 19/09/2025 - 08:15
Cada motorista, ao optar por respeitar os limites, contribui para reduzir acidentes, preservar vidas e construir um trânsito mais humano. Foto: NewAfrica para Depositphotos

A Semana Nacional de Trânsito 2025, que tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, convida a sociedade a refletir sobre o papel da velocidade na segurança viária. O excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco no trânsito e, de acordo com especialistas, está diretamente ligado à gravidade das ocorrências.

Nesta reportagem de abertura da série de matérias especiais para a Semana Nacional de Trânsito, o Portal do Trânsito explora como o excesso de velocidade aumenta significativamente os riscos e a gravidade dos acidentes. A matéria combina dados estatísticos, explicações sobre a física dos impactos e relatos reais, reforçando a importância de desacelerar para salvar vidas.

A física dos acidentes: por que a pressa é tão perigosa

Quando um veículo se movimenta, carrega consigo energia cinética, que aumenta de forma quadrática com a velocidade. Isso significa que, se a velocidade dobra, a energia do impacto quadruplica. Em termos práticos, um carro a 60 km/h gera um impacto quatro vezes maior que o mesmo carro a 30 km/h em caso de colisão.

Esse dado, que parece abstrato, tem consequências dramáticas na vida real. Estudos apontam que a chance de um pedestre sobreviver a um atropelamento a 30 km/h é superior a 90%. Já a 60 km/h, a probabilidade de sobrevivência despenca para menos de 20%.

Para o especialista em trânsito Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata, compreender essa lógica é essencial.

“A velocidade não é apenas um número no painel do carro. Ela é a medida da gravidade de um sinistro. Cada quilômetro a mais pode significar a diferença entre um susto e uma tragédia. É por isso que falar em desacelerar é falar em salvar vidas”, explica.

Veja também Primeira Habilitação Helsinque zera mortes no trânsito: rigor na formação de condutores e políticas públicas explicam o resultado Maio Amarelo Desacelerar é só o começo — a educação para o trânsito deve ser permanente Maio Amarelo Autoescolas podem ir além da formação: o papel estratégico na construção de um trânsito mais seguro Dados que não deixam dúvidas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é responsável por cerca de um terço das mortes no trânsito em todo o mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde e da Polícia Rodoviária Federal mostram que milhares de mortes e feridos graves têm relação direta com motoristas que desrespeitam os limites estabelecidos.

Nas rodovias, a situação é ainda mais preocupante. O impacto em alta velocidade costuma resultar em múltiplas vítimas, aumentando os custos sociais e sobrecarregando o sistema de saúde.

Celso Mariano reforça que esses números precisam ser encarados com seriedade. “Muitos motoristas ainda acreditam que dirigir um pouco acima do limite não faz diferença. Mas os dados comprovam que faz, sim — e faz muita diferença. A pressa no trânsito está entre as atitudes mais letais que uma pessoa pode adotar”, alerta.

Histórias reais que mostram a urgência

Infelizmente, não faltam exemplos de tragédias causadas pelo excesso de velocidade. Famílias inteiras têm suas vidas transformadas em frações de segundos por escolhas que poderiam ser evitadas.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, diversas campanhas destacam depoimentos de vítimas e familiares que perderam entes queridos em colisões ou atropelamentos. Essas histórias humanizam os números e reforçam o apelo da campanha deste ano: desacelerar é preservar vidas e evitar dores irreparáveis.

Velocidade e cultura no trânsito brasileiro

No Brasil, ainda existe uma cultura de tolerância ao excesso de velocidade. Muitos condutores veem limites como “sugestões” e não como regras de segurança. Além disso, a ideia de que dirigir rápido é sinal de habilidade continua presente, especialmente entre motoristas mais jovens.

Para Celso Mariano, essa percepção precisa mudar. “A verdadeira habilidade de um bom motorista não está em correr, mas em conduzir com segurança, respeitando as regras e cuidando de todos ao redor. A pressa é inimiga da vida no trânsito”, ressalta.

Caminhos para reduzir o problema

Diversas medidas podem ajudar a diminuir os riscos relacionados à velocidade:

  • Fiscalização eletrônica: radares e lombadas eletrônicas comprovadamente reduzem a velocidade média dos veículos.
  • Urbanismo tático: criação de ruas completas, ciclovias e áreas de tráfego calmo.
  • Educação continuada: campanhas permanentes que associem velocidade à gravidade dos acidentes.
  • Formação de condutores: reforço do tema nos cursos de autoescola, com ênfase nos impactos da pressa.
Mais que uma regra, uma escolha

Ao final, a questão da velocidade não se resume a cumprir ou não a lei. Trata-se de uma escolha individual que impacta toda a coletividade. Cada motorista, ao optar por respeitar os limites, contribui para reduzir acidentes, preservar vidas e construir um trânsito mais humano.

“A mensagem da Semana Nacional de Trânsito 2025, “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, sintetiza esse compromisso: diminuir a pressa para aumentar a chance de todos chegarem com segurança ao destino”, conclui Mariano.

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2 em cada 5 mortes em rodovias acontecem por falta de cinto de segurança, aponta Arteris

qui, 18/09/2025 - 18:00
A análise mostra que quase metade das mortes no primeiro semestre de 2025 (43,7%) em acidentes com veículos elegíveis (carros, caminhões e ônibus) está relacionada ao não uso do equipamento. Foto: Divulgação Arteris.

A Arteris, especialista em gestão de rodovias, realizou um balanço semestral que revela um dado preocupante: a falta do cinto de segurança continua sendo determinante em uma parcela expressiva das mortes nas rodovias. Ao todo, nos primeiros semestres de 2024 e de 2025, 90 pessoas perderam a vida em acidentes em que houve a constatação da ausência do equipamento.

A análise mais recente mostra que quase metade (43,7%) das mortes no primeiro semestre deste ano, em acidentes com veículos elegíveis para o uso do equipamento (carros, caminhões e ônibus), estão relacionadas à falta do cinto de segurança.

Um perfil de vítima muito específico desponta nesse cenário: 76,6% das fatalidades (69 dos 90 casos analisados) envolvem pessoas do sexo masculino, sendo os condutores dos veículos a maior parcela – 61 mortes.

A negligência quanto ao uso do cinto de segurança permanece, assim, como um fator persistente para a letalidade dos acidentes.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as infrações por não usar o cinto de segurança saltaram de 90.067 registros em 2007 para 216.267 no ano passado, um comportamento que contribui para o alto número de mortes evitáveis nas estradas. O Código de Trânsito Brasileiro classifica o não uso do cinto como infração grave. Ou seja, nesse caso, a multa é de R$ 195,23 e acarreta 5 pontos na CNH do condutor. É possível reter o veículo até que todos os ocupantes estejam devidamente afivelados.

Conforme dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que reforçam a importância do equipamento, o uso do cinto de segurança reduz o risco de morte em pelo menos 60% para quem está no banco da frente e em 44% para os ocupantes do banco traseiro. Cerca de 50% da eficácia do cinto está diretamente relacionada à prevenção da ejeção de ocupantes em caso de colisão. Além disso, o estudo alerta para um dado crítico: não usar o cinto no banco de trás aumenta em cinco vezes o risco de morte de quem está no banco da frente.

“Realizamos ações educativas contínuas sobre segurança nas rodovias, investimos em infraestrutura, tecnologia e inovação para reduzir acidentes e preservar vidas no trânsito. Fazemos a nossa parte, mas precisamos da conscientização de todos. Usar o cinto é uma atitude simples, que pode representar a diferença entre a vida e a morte. É muito triste saber que ainda temos pessoas que se arriscam nas estradas e desrespeitam essa regra básica e tão fundamental para a segurança”, lamenta Marcelo Sato Mizusaki, superintendente do Núcleo de Operações da Arteris.

Uma criança sem cinto ou com o dispositivo mal posicionado, por exemplo, pode ser projetada contra bancos, painel ou outros passageiros, mesmo em baixa velocidade. Por isso, a recomendação é que o cinto esteja sempre ajustado ao corpo, passando pelo ombro e quadril, com acessórios que ajudem a manter a postura correta sem comprometer sua eficácia.

Além disso, tecnologias de monitoramento com inteligência artificial e parcerias com o policiamento rodoviário ajudam a coibir condutas imprudentes. Essas ações reforçam que a negligência no uso de equipamentos de segurança pode trazer consequências graves a todos os ocupantes do veículo, independentemente da idade.

Salvar vidas: compromisso alinhado à Agenda ESG e ONU

A segurança viária é um dos pilares estratégicos da Arteris, integrado a Agenda ESG e aos Objetivos do Desenvolvimento Estratégico da ONU por meio do ODS 3 (Saúde e Bem-estar), norteando ações da companhia nos 3.200 quilômetros de rodovias que administra por meio de sete concessionárias em SP, MG, RJ, SC e PR.

A companhia assinou voluntariamente a Década de Ação para Segurança no Trânsito, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a redução em 50% das fatalidades até 2030. Os resultados do período entre 2010 e 2020 foram excelentes, com a superação da meta com redução de 51% e a renovação do propósito até 2030, o que reforça a sua atuação conjunta com órgãos de fiscalização e com a sociedade para salvar vidas.

A atuação da empresa na área de segurança viária é integrada e baseada em estudos técnicos, pesquisas de comportamento, análise de tráfego, mapeamento de acidentes e aplicação de novas tecnologias. Ou seja, cada concessionária possui seu próprio Plano de Redução de Acidentes (PRA), elaborado pelo Grupo Estratégico de Redução de Acidentes Rodoviários (Gerar) e estruturado em três pilares:

  • Engenharia: obras e projetos de infraestrutura que incluem duplicações, áreas de escape, melhorias na aderência do pavimento, reforços de sinalização e implantação de dispositivos de segurança;
  • Operações e Tecnologia: monitoramento por câmeras inteligentes, reforço de equipes em períodos de alto fluxo, apoio a ações de fiscalização e organização de simulados;
  • Educação: programas permanentes como o Projeto Escola, Viva Meio Ambiente e campanhas dos Programas Viva, entre eles o “Tô de Cinto, Tô Seguro”, que já impactaram milhões de motoristas e passageiros.

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Ao vivo: acompanhe a live “O futuro das autoescolas”

qui, 18/09/2025 - 16:20

Acompanhe, a partir das 20h, a live “O futuro das autoescolas”, promovida pelo Portal do Trânsito e Mobilidade, com a apresentação do especialista em trânsito Celso Mariano. O evento online reúne representantes do setor para debater articulações e soluções para o futuro das autoescolas no país, em meio à discussão sobre a proposta do Governo Federal de tornar facultativa a formação em autoescolas para obtenção da CNH.

Entre os convidados estão Carolina Marino, do Instituto Nacional Mulheres pelo Trânsito, Olga Catarina Zanoni, da ABRAUTO, e Ygor Valença, da FENEAUTO. O debate abordará temas como regulamentação, qualidade da formação de condutores e a importância das autoescolas para a segurança viária e a redução de acidentes, reforçando a posição do Portal do Trânsito de que a manutenção das autoescolas é essencial para a formação de condutores conscientes e bem preparados.

Celso Mariano faz uma ressalva.

“A live é uma oportunidade de discutir como garantir que os condutores continuem sendo bem formados e que vidas sejam preservadas no trânsito. A proposta de eliminar a obrigatoriedade das autoescolas precisa ser analisada com cuidado, pois o processo de aprendizagem orientado por profissionais qualificados é fundamental para a segurança viária.”

Participe enviando perguntas e comentários durante o evento e contribua para o debate sobre o futuro da formação de condutores no Brasil. A iniciativa integra as ações educativas do Portal do Trânsito no contexto da Semana Nacional de Trânsito 2025.

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SNT 2025: ações educativas e de conscientização acontecem em várias cidades

qui, 18/09/2025 - 13:30
A Semana Nacional de Trânsito 2025 tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Foto: Divulgação

A Semana Nacional de Trânsito 2025, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, iniciou em várias cidades do país. São várias ações educativas, palestras, blitzes e atividades interativas para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. Organizações públicas e privadas estão promovendo iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à conscientização sobre a importância da redução de velocidade e do respeito às normas de trânsito.

Acompanhe aqui outras programações já divulgadas. Programações estaduais

No Espírito Santo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu a Semana Nacional de Trânsito com palestras, atividades interativas e operações de conscientização em diferentes pontos do estado. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 1.721 acidentes nas rodovias federais, com redução de 14,17% nos óbitos em comparação ao mesmo período de 2024. O objetivo é reforçar a relevância de campanhas educativas aliadas à fiscalização.

Em Sergipe, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) promoveu a abertura oficial do evento em Aracaju, reunindo poder público, iniciativa privada e sociedade civil. As atividades incluem um comando educativo de trânsito e cortejo simbólico até a sede do Detran. Assim, mobilizando a população em prol de um trânsito mais seguro e humano.

Na Bahia, o Detran-BA preparou uma programação ampla com cursos, palestras, apresentações, seminários e blitzes educativas, além de atividades lúdicas para crianças. Segundo o diretor geral do departamento, Max Passos, a intenção é integrar segurança e educação. Dessa forma, envolvendo alunos da rede pública e privada, motofretistas, mototaxistas e demais agentes de trânsito. Tudo isso alinhado ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Em Roraima, a abertura da Semana Nacional de Trânsito contou com a entrega de certificações do Projeto Jovem Condutor, apresentação teatral do grupo Locômbia e o lançamento da ferramenta digital CNH Web. A criação da plataforma visa facilitar o acesso de estudantes a conteúdos de aprendizagem e informações sobre habilitação.

Já em Goiás, as ações estão sendo intensificadas em escolas, empresas e instituições públicas e privadas. O destaque é para projetos como o Detranzinho, que leva atividades lúdicas às crianças. Além disso, blitzes educativas que reforçam o uso do cinto de segurança e alertam sobre os riscos de distrações ao volante, como o celular.

As iniciativas não se restringem a órgãos públicos

Concessionárias de rodovias, como a Entrevias, Eixo SP e Ecovias Noroeste Paulista, também promovem ações educativas para motoristas e pedestres. Entre elas, atividades sensoriais que simulam a direção sob efeito de álcool e sonolência, oficinas de segurança para motociclistas e palestras internas com colaboradores, fortalecendo a cultura de responsabilidade no trânsito.

Em cidades como Manaus, Guarulhos e Curitiba, a programação da Semana Nacional de Trânsito envolve serviços gratuitos para a população. Como: ações educativas, mobilidade ativa, pit stops para motociclistas e atividades em minicidades de trânsito, que permitem que crianças aprendam, de forma prática e lúdica, sobre o comportamento seguro nas vias públicas.

A Semana Nacional de Trânsito 2025 segue até o dia 25 de setembro. Estão programadas atividades diversificadas que buscam mobilizar toda a sociedade em prol da preservação da vida e da promoção de um trânsito mais seguro e consciente em todo o país.

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Semana Nacional de Trânsito 2025 começa hoje com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”

qui, 18/09/2025 - 08:15
A mensagem coloca a velocidade no centro do debate e busca promover uma reflexão urgente: reduzir o ritmo pode salvar vidas. Foto: liushengfilm para Depositphotos

A Semana Nacional de Trânsito 2025 tem início nesta quinta-feira (18) em todo o Brasil e segue até o dia 25 de setembro. Neste ano, o tema escolhido foi “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, definido por votação popular que reuniu 468.502 votos. A mensagem coloca a velocidade no centro do debate e busca promover uma reflexão urgente: reduzir o ritmo pode salvar vidas.

O foco no risco da velocidade

Diferentemente de anos anteriores, em que os lemas tinham caráter mais amplo, o de 2025 inova ao destacar um tema específico: a gestão da velocidade. A intenção é conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os riscos do excesso de velocidade, além de orientar os gestores de trânsito a desenvolverem políticas públicas e ações de fiscalização mais direcionadas.

Para o especialista em trânsito Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito e da Tecnodata, o destaque à velocidade é um avanço.

“A velocidade é, comprovadamente, um dos fatores que mais impactam na gravidade dos acidentes. Ao trazer esse tema para o centro das discussões, a Semana Nacional de Trânsito cumpre um papel fundamental: lembrar que cada escolha ao volante pode ser a diferença entre a vida e a morte”, afirma.

Cultura de paz no trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e envolve todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. Entre os dias 18 e 25 de setembro, diversas atividades educativas e de conscientização são realizadas em todo o país. O objetivo é fortalecer uma cultura de paz no trânsito, estimulando a responsabilidade de todos os cidadãos na construção de vias mais seguras.

Ainda segundo Celso Mariano, o fato de a escolha da frase ocorrer por voto popular dá mais legitimidade à campanha.

“Quando a sociedade participa da escolha, há uma sensação de pertencimento. Isso aumenta as chances de a mensagem realmente tocar as pessoas e provocar mudanças de comportamento”, destaca o especialista.

Mobilidade e sustentabilidade em pauta

Paralelamente, acontece também a Semana Nacional da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro. Essa mobilização tem como meta promover a reflexão sobre os impactos do uso excessivo dos veículos, que vão desde congestionamentos e poluição até problemas de saúde pública relacionados à qualidade do ar e ao sedentarismo.

A integração entre trânsito e mobilidade amplia o alcance da campanha.

“Falar de trânsito é falar de como nos deslocamos nas cidades. Reduzir a velocidade e repensar a dependência do automóvel não é apenas uma questão de segurança, mas também de qualidade de vida e de sustentabilidade”, acrescenta Mariano.

Veja também Eventos Curitiba recebe evento nacional sobre fiscalização por velocidade média nas rodovias Estatísticas Excesso de velocidade lidera infrações nas rodovias federais em 2024 Estatísticas Mais de 9 mil infrações de trânsito são registradas por hora no Brasil Matérias especiais

Durante a Semana Nacional de Trânsito 2025, o Portal do Trânsito apresentará uma série especial de reportagens com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Ao longo de sete dias, as matérias abordarão desde o impacto da velocidade nos acidentes e a gestão de velocidade nas cidades, até a educação de crianças e jovens, a mobilidade sem automóvel, a segurança de motociclistas, os efeitos do excesso de velocidade na saúde e relatos emocionantes de vítimas e sobreviventes.

A série tem como objetivo conscientizar motoristas, pedestres e gestores sobre a importância de reduzir a pressa, respeitar limites e valorizar a vida, reforçando a mensagem central da campanha nacional.

Um chamado à ação

Neste período, incentiva-se escolas, órgãos públicos, empresas e entidades da sociedade civil a organizar palestras, oficinas, simuladores, blitz educativas e campanhas de mídia. A ideia é unir esforços para salvar vidas, reforçando que o trânsito é um espaço coletivo que depende da responsabilidade de todos.

A Semana Nacional de Trânsito 2025, com o lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, convida a sociedade brasileira a refletir sobre escolhas cotidianas, principalmente no volante. Mais do que uma campanha, é um convite para transformar comportamentos e adotar uma postura consciente, preservando o maior patrimônio de todos: a vida.

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Uma das poucas plataformas criadas para traders, não apenas para trading: Quotex

qua, 17/09/2025 - 18:00
Foto: Divulgação

Navegue pelas plataformas de negociação online e você verá as mesmas promessas repetidamente: velocidade, recursos, uma chance de “liberar seu potencial”. Mas, quando você as usa de fato, a maioria parece idêntica. Painéis lotados. Ferramentas empilhadas sobre ferramentas. Execução que trava exatamente quando você precisa. Elas são criadas para a negociação como uma função, não para você como uma pessoa tentando negociar.

O login da Quotex inverte isso. Não é apenas uma janela para o mercado, é um ambiente que ajuda você a perdurar, aprender e crescer. Essa diferença não parece chamativa, mas muda tudo.

Uma das poucas que não sobrecarrega

A maioria das plataformas opera com a ideia de que “quanto mais, melhor”. Mais abas, mais configurações, mais recursos que você nunca usará de fato. Para iniciantes, é como se afogar. Para traders experientes, é apenas ruído. De qualquer forma, desvia seu foco do que importa: a negociação.

A Quotex mantém tudo limpo. A interface é enxuta, os gráficos carregam instantaneamente, as ordens são processadas sem hesitação e você nunca fica preso procurando informações básicas. Desde o momento em que faz login, você se sente no controle. Essa sensação de controle é rara e revigorante.

Uma das poucas que permitem aprender sem pressão

Negociar é uma habilidade. Habilidades exigem prática. Mas aqui está o problema: a maioria dos traders acaba praticando com seu próprio dinheiro. A pressão das “perdas reais” torna o aprendizado quase impossível.

A Quotex entende. A conta demo permite que você experimente sem consequências. Experimente uma nova estratégia. Quebre-a. Ajuste. Falhe novamente. Melhore. Você está aprendendo sem perder dinheiro, o que torna mais fácil permanecer por tempo suficiente para melhorar. Isso não é um truque, é um design bem pensado.

Uma das poucas que acompanha a velocidade do mercado

Os mercados não esperam. Eles mudam em segundos, e a hesitação pode custar caro. Mas hesitação nem sempre é falta de confiança; muitas vezes, é um problema de plataforma. Atraso nos dados. Execução lenta. Gráficos congelam no pior momento. Esse tipo de atraso destrói oportunidades.

A Quotex remove essa barreira. A execução é rápida, os dados fluem em tempo real e você não sente que o mercado está dois passos à frente dos seus cliques. Suas decisões se conectam diretamente ao mercado, e essa confiança faz a diferença.

Um dos poucos que reduzem o ruído emocional

Todo trader sabe que as emoções destroem mais contas do que análises ruins. Você sofre uma perda repentina e quer vingança. Você alcança uma vitória e se torna imprudente. O ambiente em que você opera tem uma enorme influência na intensidade com que essas emoções assumem o controle.

A Quotex não o inunda com distrações. Sem painéis piscando. Sem alertas intermináveis ​​gritando por atenção. Exatamente o que você precisa para manter a calma e seguir seu plano. Esse tipo de estrutura silenciosa pode não parecer atraente, mas é uma das vantagens mais subestimadas que um trader pode ter.

Um dos poucos que se movem com você

A negociação não está mais presa a uma mesa. Mas muitos aplicativos móveis parecem versões diet da plataforma principal, desajeitados, incompletos e frustrantes. Isso é apenas mais uma forma de atrito.

A Quotex realmente entrega resultados em dispositivos móveis. Gráficos, ordens, gerenciamento de contas, tudo está lá, otimizado para telas menores, sem cortar recursos. Você pode negociar sem problemas enquanto se desloca, viaja ou simplesmente se afasta do seu laptop. Sem concessões.

Um dos poucos que respeita a resistência

Vencer no trading não se trata de pequenas explosões de energia. Trata-se de resistência. A capacidade de continuar aparecendo, dia após dia, em meio aos altos e baixos. Plataformas que sobrecarregam você ou drenam sua paciência encurtam essa resistência.

A Quotex respeita o jogo longo. Ela reduz o atrito, mantém o aprendizado seguro e preserva a clareza. Em vez de exaurir você, ajuda você a perdurar. E a persistência é a única maneira de alcançar a consistência.

O panorama geral

O trading não se trata de perfeição. Ninguém acerta todos os movimentos. O que importa é permanecer no jogo tempo suficiente para aprender, se adaptar e crescer. Isso requer ferramentas que respeitem seu foco e sua energia.

O login da Quotex é um dos poucos que realmente faz isso.

Consideração final

A maioria das plataformas parece uma versão copiada e colada uma da outra, gritando as mesmas promessas. A Quotex se destaca porque não precisa gritar. Ela simplesmente entrega discretamente o que os traders realmente precisam: velocidade, clareza, prática e persistência.

Se você está pronto para uma plataforma criada para o trader, não apenas para negociar, experimente a Quotex. Sua jornada merece ferramentas duradouras.

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Semana do Trânsito: como o Criadores 2.0 forma produtores de conteúdo digital conscientes

qua, 17/09/2025 - 18:00
Foto: Divulgação

O excesso de velocidade segue entre as principais causas de mortes no trânsito brasileiro. Em 2023, quase 35 mil pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil — uma morte a cada 15 minutos, segundo o DataSUS. Nas rodovias federais, a situação também preocupa. Em 2024, houve o registro de mais de 73 mil acidentes, com 6.160 mortes, número 10% maior que no ano anterior. Em São Paulo, o impacto já se reflete na saúde pública. O número de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) a vítimas de acidentes cresceu 44% na última década. 

Os dados envolvendo motociclistas chamam atenção. De acordo com o recém-divulgado “Atlas da Violência 2025”, a taxa chegou a 6,3 mortes por 100 mil habitantes em 2023. Ou seja, um aumento de 12,5% em relação a 2022. Nesse cenário, é urgente fortalecer a visão crítica da sociedade para que quem utiliza as ferramentas digitais faça delas um valioso aliado para frear o avanço da violência no trânsito. 

Produção de conteúdos

É nessa perspectiva que se posiciona o Criadores 2.0, projeto da Evoluir, empresa de produtos e serviços educacionais, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da concessionária Arteris, que combina formação híbrida em audiovisual com reflexão crítica sobre o papel da mídia na vida social. Em vez de reproduzir fórmulas, os participantes do projeto experimentam processos de criação para a produção de conteúdos inovadores e relevantes. 

Na Semana do Trânsito  de 2025, a proposta formativa é orientada pelo tema humanização no trânsito, em diálogo com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis que tem o objetivo de  tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros e sustentáveis até 2030. Em workshops direcionados, o objetivo é que os participantes se engajem como criadores de narrativas próprias e de conscientização para alertar sobre os riscos  no trânsito. Ao abordarem esse tema em suas produções, o intuito é que os participantes pensem como as mídias podem contribuir para tornar as cidades mais humanas e seguras. Dessa forma, transformando a comunicação em ferramenta de impacto social.

Segundo Carla Costacoordenadora do projeto, o Criadores 2.0 não se resume a formar produtores digitais, mas cidadãos críticos, capazes de reinterpretar o espaço que ocupam — seja nas ruas, seja nas redes. 

“No Criadores 2.0, eles não só aprendem a produzir, mas também a consumir e impulsionar criticamente, a partir de uma análise qualificada de dados e escuta atenta. Esse fortalecimento do senso crítico é o que permite que passem a criar narrativas de  conscientização e de transformação social. Investir em educação, treinamento e prevenção é, acima de tudo, investir em vidas.”

Luiza Mariutti, coordenadora de Diversidade e Responsabilidade Social da Arteris, destaca a importância das parcerias público-privadas. 

Promover um trânsito mais humanizado e seguro é uma temática que está no DNA da Arteris, que trabalha com esforços pela valorização da vida. Como administradores de rodovias, o objetivo de preservar a vida está presente em todas nossas ações. Projetos como esse nos auxiliam a influenciar de forma positiva o cenário em que atuamos e servir de impulso ao desenvolvimento sustentável das comunidades.”

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Portal do Trânsito promove live sobre o futuro das autoescolas

qua, 17/09/2025 - 13:30
Foto: Divulgação

O Portal do Trânsito e Mobilidade realiza nesta quinta-feira (18/09), às 20h, a live “O futuro das autoescolas”, com transmissão pelo canal oficial do Portal no YouTube. O evento online terá a apresentação do especialista em trânsito Celso Mariano e reunirá importantes representantes do setor para debater os desafios e soluções para a formação de novos condutores no país.

Entre os convidados estão Carolina Marino, do Instituto Nacional Mulheres pelo Trânsito, Olga Catarina Zanoni, da ABRAUTO, e Ygor Valença, da FENEAUTO. Eles vão discutir temas relacionados à regulamentação, qualidade da formação e o papel das autoescolas na segurança viária, além de possíveis articulações e estratégias para o futuro do setor.

Celso Mariano reforça a importância da participação da sociedade.

“A live é uma oportunidade de refletirmos sobre como as autoescolas podem continuar cumprindo seu papel na formação de condutores conscientes e preparados, contribuindo diretamente para a redução de acidentes no trânsito”.

Os interessados podem acompanhar o debate ao vivo e interagir com perguntas e comentários durante a transmissão. A iniciativa faz parte das ações educativas e de reflexão promovidas pelo Portal do Trânsito e Mobilidade no contexto da Semana Nacional de Trânsito 2025.

Serviço
  • Live: O futuro das autoescolas
  • Data: Quinta-feira, 18/09
  • Horário: 20h
  • Transmissão: YouTube do Portal do Trânsito

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Governo de SP lança Infosiga 3.0 e amplia transparência sobre mortes e custos no trânsito

qua, 17/09/2025 - 11:30
O Infosiga 3.0 traz novas análises e recursos inéditos para apoiar gestores municipais, pesquisadores, imprensa e sociedade na construção de um trânsito mais seguro. Foto: Divulgação Detran-SP.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Governo de São Paulo apresentou a nova versão do Infosiga 3.0, plataforma de estatísticas do Detran-SP que traz dados inéditos para embasar políticas de segurança viária. A atualização amplia análises, detalha custos dos sinistros, traça o perfil de condutores e veículos envolvidos e oferece um panorama municipal completo.

Em 2024, o Estado registrou 135.545 sinistros de trânsito, que representaram mais de R$ 14 bilhões em custos aos cofres públicos — sem contar a perda irreparável de vidas.

Conforme Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP, o objetivo da ferramenta é transformar dados em ações concretas.

“O Infosiga 3.0 é mais do que uma atualização tecnológica: é uma ferramenta estratégica para orientar investimentos e mostrar que cada morte no trânsito pode e deve ser evitada”, afirma.

A coordenadora de Dados da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária, Mariana Novaski, reforça o caráter inovador da plataforma:

“Experiências internacionais mostram que decisões baseadas em evidências salvam vidas. O Infosiga 3.0 coloca São Paulo na vanguarda ao oferecer dados de qualidade para políticas públicas mais eficazes”.

Painel Municipal e custos detalhados

Uma das principais novidades é o Painel Municipal, que reúne informações das 645 cidades paulistas. Pela primeira vez será possível consultar:

  • ranking das dez vias mais perigosas de cada município;
  • custo estimado dos sinistros nos últimos 12 meses, calculado pelo Ipea;
  • mapa de calor com pontos de risco;
  • boletins personalizados, elaborados com apoio de inteligência artificial.

Outra seção inédita é a de Custos Estimados, que detalha os impactos financeiros por tipo de via e gravidade das ocorrências. Embora os sinistros em rodovias tenham custo médio mais alto, é no ambiente urbano que está o maior peso financeiro: R$ 7,7 bilhões em 2024.

Veja também Notícias São Paulo lidera ranking nacional de multas de trânsito — e número segue em alta Segurança Mototáxi por aplicativo: segurança e regulamentação em debate Documentação Emplacamento de veículos em São Paulo tem novo fluxo a partir de julho: veja o que muda Condutores e veículos sob análise

O Infosiga 3.0 também passa a cruzar dados de sinistros com as bases do Detran-SP, revelando o perfil dos condutores e veículos envolvidos. A seção permite identificar, por exemplo:

  • motociclistas reincidentes em infrações graves como excesso de velocidade e uso do celular;
  • motoristas com CNH suspensa que se envolveram em ocorrências;
  • idade e condições dos veículos presentes nos registros.

É possível filtrar os dados por região administrativa, oferecendo subsídios para ações específicas em diferentes áreas do Estado.

Mais acessibilidade e alcance

A plataforma agora possibilita gerar relatórios em PDF, imprimir diretamente da página e acessar tradução em inglês, espanhol e Libras. Também se refinou a navegação para facilitar o uso por gestores, pesquisadores, imprensa e sociedade.

O banco de dados do Infosiga registra mortes no trânsito desde 2015 e, a partir de 2019, também inclui sinistros não fatais. A atualização foi desenvolvida em parceria entre o Detran-SP, a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária, a Prodesp e a consultoria Tech Solutions.

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Semana Nacional de Trânsito 2025 terá ampla programação em todo o país

qua, 17/09/2025 - 08:15
Em Pernambuco, o Detran se posiciona sobre a importância da formação adequada em autoescolas para garantir segurança viária. Foto: Divulgação Detran/PE

A Semana Nacional de Trânsito 2025, que acontece oficialmente entre os dias 18 e 25 de setembro, terá início nesta quarta-feira (17) com atividades de abertura em Brasília, marcando o pontapé inicial de uma série de ações educativas, preventivas e de conscientização em todo o país. O tema deste ano, escolhido por votação popular, é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com foco na redução da velocidade como forma de proteger vidas no trânsito.

O evento de abertura contará com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, e reunirá especialistas internacionais do Japão e da Tailândia para debater estratégias de segurança para motociclistas, grupo que representa cerca de 40% das vítimas de sinistros no Brasil, segundo dados do Datasus. Durante a cerimônia, também serão apresentadas ações interativas e educativas realizadas em parceria com órgãos locais e associações do setor.

Em diferentes estados e municípios, a programação envolve uma ampla variedade de iniciativas: Rodovias e concessionárias
  • A Arteris promove atividades educativas nas principais rodovias, com ações de conscientização sobre velocidade e direção segura.
  • A Entrevias, em Ribeirão Preto e Marília, realiza experiências sensoriais para motoristas com depoimentos de vítimas de acidentes e uso de simuladores que reproduzem efeitos de álcool e sonolência.
  • A Eixo SP organiza ações voltadas a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e pedestres, com aferição de pressão, higienização de viseiras, instalação de antenas corta-pipa e distribuição de folhetos educativos.
  • A Ecovias Noroeste Paulista promove 14 ações educativas ao longo das rodovias SP-310, SP-326 e SP-333, envolvendo nove cidades, focadas na prevenção e segurança viária.
Municípios
  • Em Manaus, o IMMU promove serviços gratuitos, atividades educativas, emissão de cartões de transporte e ações de cidadania no Centro de Arqueologia de Manaus, com foco na orientação de pedestres, ciclistas e motoristas.
  • Curitiba lançou a campanha Mão na Faixa e reinaugurou o Circuito Vivencial da Escola Pública de Trânsito, uma minicidade que oferece aulas práticas de trânsito para estudantes.
  • Guarulhos apresenta programação diversificada, com ações para pedestres, motociclistas, servidores e participação em evento nacional sobre boas práticas de mobilidade urbana.
  • Salvador reforça campanhas educativas voltadas para motociclistas, grupo mais vulnerável na cidade. Haverá ações de fiscalização e comunicação baseada em dados, incluindo vídeos, redes sociais, TV, rádio e outdoors.
Estados
  • Em Pernambuco, o Detran-PE promove blitzes educativas, ações em escolas, shoppings e parques. Além disso, interioriza a atuação com o grupo de arte-educadores Turma do Fom-Fom, usando simuladores de carros e motos para sensibilizar motoristas e motociclistas. O órgão também se posiciona sobre a importância da formação adequada em autoescolas para garantir segurança viária.

O especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito, Celso Mariano, ressalta que a escolha do tema deste ano por voto popular é significativa. Ou seja, isso reforça que a sociedade reconhece a velocidade como fator crítico de risco.

“A Semana Nacional de Trânsito é um momento para conscientizar, educar e promover políticas efetivas de segurança, e cada ação local, seja em rodovia ou cidade, contribui para salvar vidas”, argumenta.

A Semana Nacional de Trânsito busca mobilizar toda a sociedade em prol de uma cultura de paz no trânsito. Dessa forma, combinando educação, fiscalização e conscientização, com eventos que vão desde palestras e atividades interativas até campanhas de mídia e ações comunitárias. A cobertura do evento de abertura será transmitida pelo canal do Ministério dos Transportes no YouTube, permitindo o acompanhamento de qualquer lugar do país.

Serviço – Abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2025
  • Data: Quarta-feira, 17 de setembro
  • Horário: 14h30
  • Local: Auditório Lourenço Chehab – sede do Ministério dos Transportes, Esplanada dos Ministérios, Bloco R, subsolo – Brasília (DF)

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Converta links em vídeos e ajuste tamanhos para qualquer plataforma

ter, 16/09/2025 - 18:00
Foto: Divulgação

A produção de conteúdo em várias plataformas já não é mais uma escolha. Cada plataforma exige formatos específicos para aumentar a visibilidade e a interação. Isso se torna uma tarefa difícil quando você tenta exibir o mesmo vídeo em outros canais. Redimensionar vídeos manualmente para caber no TikTok, Instagram e YouTube consome tempo e pode reduzir a qualidade. É aí que entra o Pippit. Essa ferramenta com tecnologia de IA torna simples transformar link em video e otimizá-los para cada plataforma instantaneamente. O Pippit quebra as barreiras da publicação multiplataforma ao vincular vídeos a materiais específicos e reaproveitá-los em diferentes canais.

Por que um único formato de vídeo não serve para todas as plataformas

Cada plataforma funciona de uma maneira distinta. O TikTok é mais voltado para conteúdo vertical, enquanto o Instagram Reels favorece vídeos quadrados ou verticais. Já os Shorts do YouTube seguem a orientação vertical, mas com foco em ciclos de descoberta mais longos. Ignorar essas diferenças reduz a participação e o alcance. Os algoritmos dão preferência ao conteúdo que melhor se adapta ao formato da plataforma. Se o seu vídeo não estiver no tamanho certo, o sistema pode torná-lo menos visível. Imagens mal cortadas ou legendas ausentes também irritam o público. Alterar a proporção de tela não é uma escolha estética – é uma tática essencial para gerar impacto real no digital.

Como o Pippit transforma links em vídeos instantaneamente

O Pippit converte qualquer URL de produto em um vídeo profissional em poucos segundos. A IA lê as informações do link, como descrição e imagens do produto, e produz rascunhos otimizados para cada plataforma. Assim, você recebe campanhas de vídeo criadas automaticamente, sem necessidade de edição. Não é preciso usar vários aplicativos de edição para controlar o processo, apenas uma única ferramenta. Você pode ajustar layouts, melhorar os visuais e publicar sem atrasos a partir desses rascunhos. Isso torna o Pippit essencial em campanhas digitais em escala.

Passos para converter links em vídeos e ajustar tamanhos em qualquer plataforma

Passo 1: Insira seu link e arquivos

Para começar, faça login no Pippit, vá até a aba “Gerador de Vídeos” e cole o link do produto ou clique em “Mídia” para importar fotos, clipes de produto ou outras imagens. Você pode enviar do computador, celular ou Dropbox. Não precisa se preocupar se não tiver mídia disponível: é possível selecionar recursos da própria plataforma. O Pippit recupera informações do produto a partir do link, como textos e especificações. Edite nomes ou substitua a mídia com prompts de texto. Depois, clique em “Gerar”.

Passo 2: A IA cria vídeos prontos para as plataformas

A ferramenta de IA edita e constrói automaticamente o rascunho do seu vídeo. Ela cuida de transições, ritmo e incrementos criativos. Espere legendas, avatares, letras e vozes de fundo integradas de forma fluida.

Você receberá de 4 a 5 opções de rascunho. Escolha uma e clique em “Editar mais” caso queira refinar no painel de edição.

Passo 3: Redimensione e exporte para qualquer plataforma

Você pode ajustar legendas, fontes, alinhamento e tamanho do vídeo para se adequar aos layouts do TikTok, Instagram ou Facebook. É possível alterar filtros, músicas, efeitos ou remover fundos indesejados.

Quando terminar, pressione “Exportar”. Use “Publicar” para postar diretamente ou “Baixar” para baixar em diferentes resoluções, formatos e taxas de quadros.

Ajuste de tamanhos de vídeo sem esforço

Campanhas diferentes exigem vídeos em tamanhos distintos. O Pippit permite alternar entre formatos vertical, quadrado e horizontal sem comprometer a qualidade. O processo de redimensionamento garante nitidez e layouts inteligentes. As legendas permanecem sincronizadas, o texto continua visível e as imagens do produto se adaptam proporcionalmente. Você também pode reposicionar elementos importantes para evitar cortes. A automação do Pippit faz com que redimensionar deixe de ser um problema. Assim, você gasta menos tempo com ajustes de enquadramento e mais com storytelling.

Adaptando visuais para cada plataformaCada plataforma exige uma estratégia diferente. No TikTok, podem ser adicionados efeitos em alta para potencializar a viralização. O Instagram é baseado em ganchos interativos e narrativas visuais ricas. Já o LinkedIn prefere layouts limpos e profissionais, que transmitam autoridade. O Pippit acompanha essas diferenças ao permitir que você edite estilos e sobreposições. Também é possível adicionar avatares realistas aos vídeos. A opção avatar falante cria avatares que sincronizam os lábios de forma perfeita, garantindo comunicação imersiva. Isso torna seus vídeos interessantes e atuais, independentemente da plataforma.

Otimizando alcance com publicação multiplataforma

Publicar em várias plataformas se torna mais simples quando se utiliza uma única ferramenta. O Pippit permite exportar vídeos no tamanho correto e postar diretamente. Também é possível agendar conteúdos para exposição regular, sem precisar alternar entre aplicativos. O reaproveitamento de vídeos é fácil, já que os formatos estão otimizados. A identidade da marca é mantida e as mensagens são automaticamente ajustadas a cada canal. Você não corre o risco de perder seguidores por causa de cortes desajeitados ou designs inadequados. Pelo contrário, seus vídeos se alinham às expectativas de cada plataforma, facilitando sua expansão.

Os benefícios da adaptação multiplataforma

O Pippit economiza horas de edição trabalhosa. Não é mais necessário criar versões diferentes caso a caso. Cada campanha já nasce nativa, pois os vídeos são específicos para cada plataforma. O público assiste mais e os algoritmos favorecem conteúdos bem dimensionados. Isso aumenta a exposição e fortalece o relacionamento com a audiência. A flexibilidade é outro benefício: o Pippit oferece liberdade criativa e simplifica o processo técnico. Você pode editar legendas, refinar textos ou até tirar fundo de video para destacar produtos. Com a integração desses recursos, o Pippit transforma um único link em uma biblioteca de vídeos.

Conclusão

Criar conteúdo específico para cada plataforma deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para crescer. Usar um único vídeo reduz sua visibilidade e eficácia. Com o Pippit, você transforma links em vídeos de alta qualidade e os adapta para qualquer plataforma em instantes. A ferramenta oferece liberdade para personalizar gráficos, ajustar a narrativa e publicar sem atrasos. Com a otimização multiplataforma, você garante maior alcance, impacto e engajamento. O Pippit facilita o processo para que você se concentre na criatividade e expanda sua presença online.

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Tecnologia e fiscalização ampliam autuações do DER-SP por evasão de pedágio

ter, 16/09/2025 - 18:00
Com o avanço da tecnologia e o reforço das ações de fiscalização, a expectativa da concessionária e das autoridades de trânsito é reduzir de forma expressiva as ocorrências de evasão. Foto: Divulgação

A aplicação de multas por evasão de pedágio nas rodovias sob gestão da Eixo SP Concessionária de Rodovias vem registrando aumento nos últimos meses. Entre fevereiro e julho, o número de autuações emitidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) cresceu mais de 200%. Somente nos últimos dois meses, foram aplicadas mais de 3,5 mil multas.

O objetivo da operação é coibir uma prática ilegal que compromete os investimentos realizados na malha viária assim como coloca em risco a segurança dos usuários. A evasão de pedágio é uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (artigo 209), sujeita a multa de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para identificar os infratores, todas as 21 praças de pedágio da Eixo SP contam com o sistema Nevada, tecnologia equipada com câmeras inteligentes que registram imagens em 360 graus de todos os veículos em passagem. O funcionamento é automático. Assim que o veículo entra na área de cobrança, câmeras registram a placa e a situação do semáforo de pedágio. Se houver passagem com sinal vermelho e o sistema não identificar um TAG válido, envia-se a imagem automaticamente ao DER-SP para emissão do auto de infração.

Além disso, o sistema Nevada também detecta outras irregularidades como placas encobertas, adulteradas ou ausentes, acionando a Polícia Rodoviária para as medidas cabíveis.

Benefícios

Conforme Fábio Souza, gerente executivo de Operações e Tecnologia da Eixo SP, a intensificação da fiscalização já apresenta resultados positivos.

“O pedágio é fundamental para que possamos manter as estradas em boas condições e investir em obras e serviços que ajudam a garantir a segurança dos usuários. Quando um motorista se evade, ele não só comete uma infração, como prejudica toda a coletividade, pois compromete os investimentos que beneficiam a todos”, afirma.

Com o avanço da tecnologia e o reforço das ações de fiscalização, a expectativa da concessionária e das autoridades de trânsito é reduzir de forma expressiva as ocorrências de evasão. A medida busca não apenas garantir a igualdade na cobrança, mas também assegurar a manutenção de serviços essenciais e a segurança de todos os motoristas que trafegam pelas rodovias.

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30 km/h nas cidades: a velocidade que pode salvar 10 mil vidas por ano

ter, 16/09/2025 - 13:30
Policial fiscaliza velocidade em rodovia federal. Foto: Divulgação

O Brasil vive uma tragédia silenciosa no asfalto. Enquanto Helsinque, na Finlândia, passou 365 dias sem uma única morte no trânsito, cidades brasileiras de tamanho similar acumulam centenas de vítimas fatais no mesmo período. A diferença? A capital finlandesa adotou o limite de 30 km/h nas ruas urbanas, exatamente a medida que o governo federal brasileiro coloca agora em consulta pública. 

Com a chegada da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), que este ano traz o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”, a discussão sobre limites de velocidade ganha ainda mais relevância. A campanha 2025 reforça a importância de formar desde cedo crianças conscientes e multiplicadoras de boas práticas, criando uma geração que compreenda que desacelerar não é apenas uma regra, mas um ato de preservação da vida. 

Os números que não mentem

Os números são implacáveis. Um pedestre atropelado a 50 km/h tem até oito vezes mais chances de morrer do que se o impacto ocorrer a 30 km/h.

“A diferença entre um susto e uma tragédia pode ser de apenas 20 km/h. Não estamos falando de opinião, estamos falando de ciência”, afirma Adalgisa Lopes, presidente da Associação de Clínicas de Trânsito de Minas Gerais (ACTRANS-MG)

Com mais de 30 mil mortes anuais no trânsito, o Brasil falha sistematicamente em atingir as metas da ONU para segurança viária. O excesso de velocidade, responsável por um terço dessas mortes, gerou 3,3 milhões de multas apenas no primeiro semestre de 2025, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

O mito da inviabilidade do trânsito

A resistência à medida costuma se apoiar no argumento de que o trânsito se tornaria inviável. Os dados brasileiros provam o contrário. Em Fortaleza, a redução de 60 km/h para 50 km/h em avenidas principais aumentou o tempo de viagem em apenas 6 segundos por quilômetro. Em contrapartida, os acidentes caíram 30% e os atropelamentos despencaram 63%. 

Cidades como Paris, Milão, Amsterdã e Nova York já adotaram o limite de 30 km/h com resultados similares, transformando a medida em tendência mundial para centros urbanos. 

Fiscalização: o efeito psicológico que salva vidas

Dados recentes da PRF revelam uma correlação direta: enquanto as infrações flagradas subiram 28% no primeiro semestre de 2025, acidentes, mortes e feridos se mantiveram estáveis ou em queda. Mais fiscalização significa menos mortes.

“A fiscalização intensiva cria um efeito psicológico preventivo poderoso. Quando o motorista sabe que será flagrado e punido, ele modifica seu comportamento imediatamente”, explica Adalgisa Lopes. 

Além da velocidade: o fator humano

Especialistas alertam que reduzir a velocidade, embora fundamental, não é solução isolada.

“Uma pessoa tira a CNH aos 18 anos, passa por uma única avaliação psicológica e pode dirigir por décadas sem qualquer reavaliação. O ser humano é responsável por mais de 90% dos acidentes”, destaca Giovanna Varoni, diretora de marketing da ACTRANS

O modelo de Helsinque reforça essa abordagem integrada. Além de reduzir velocidades, a cidade estreitou pistas, instalou câmeras automáticas e adotou multas progressivas proporcionais à renda do infrator. 

Veja também Primeira Habilitação Helsinque zera mortes no trânsito: rigor na formação de condutores e políticas públicas explicam o resultado Estatísticas Excesso de velocidade lidera infrações nas rodovias federais em 2024 Carteira de Habilitação (CNH) Avaliação psicológica no trânsito: como funciona e a possível exigência na renovação da CNH A escolha está em nossas mãos

A proposta está na mesa. Os dados comprovam a eficácia. A questão que permanece não é técnica, mas social: o Brasil está disposto a tirar o pé do acelerador para dar uma chance à vida? 

Com 30 mil famílias enlutadas anualmente, a resposta pode determinar se continuaremos sendo um dos países com trânsito mais letal do mundo ou se seguiremos o exemplo de nações que transformaram suas ruas em espaços seguros para todos.

A Semana Nacional do Trânsito reforça a ideia de que desacelerar é mais do que uma regra, é um compromisso com a vida. E esse compromisso começa com cada um de nós, a cada viagem, a cada decisão ao volante.

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DNIT destaca a importância da gestão da velocidade e fiscalização no Encontro Nacional dos DETRANs

seg, 15/09/2025 - 18:00
O evento reuniu gestores e especialistas em torno de temas centrais da segurança viária. Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou do 83º Encontro Nacional dos DETRANs, entre os dias 9 e 12 de setembro, realizado pela Associação Nacional dos DETRANs (AND) em parceria com o DETRAN/PR, em Foz do Iguaçu.

Com o lema “Juntos avançaremos nas pautas que transformarão o trânsito brasileiro”, o evento reuniu gestores e especialistas em torno de temas centrais da segurança viária.

No primeiro dia, o Coordenador de Multas e Educação para o Trânsito do DNIT, Julio Pellizzon, destacou a importância da redução dos limites de velocidade em vias urbanas, conforme o Projeto de Lei nº 2.789/2023 (PL das Velocidades Seguras) e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele ressaltou que experiências internacionais comprovam a diminuição de mortes e lesões graves quando os limites são compatíveis com a presença de usuários vulneráveis — pedestres, ciclistas e motociclistas.

O PL, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados em regime de prioridade, prevê a readequação dos limites, autoriza a fiscalização por velocidade média e estabelece critérios alinhados à segurança de todos os usuários.

“Não basta termos leis mais modernas e alinhadas às melhores práticas internacionais. A mudança só se completa quando cada condutor assume a responsabilidade de respeitar os limites de velocidade. Essa decisão individual pode ser a diferença entre preservar ou perder uma vida no trânsito”, afirmou Pellizzon.

PIV

No segundo dia, o coordenador abordou os impactos da circulação de veículos sem Placa de Identificação Veicular (PIV) ou com placas ilegíveis, que comprometem a fiscalização eletrônica do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV). Dados do DNIT indicam que mais de 5 milhões de registros de infrações foram invalidados em 2024, principalmente por ausência de placas ou dificuldade de leitura pelos equipamentos. “A circulação com veículos sem placa ou com identificação ilegível enfraquece toda a fiscalização e coloca em risco a coletividade. A responsabilidade começa pelo condutor, que deve garantir a regularidade e a visibilidade da placa para que o sistema de controle funcione e todos possam trafegar com mais segurança”, destacou Pellizzon.

Conforme o coordenador a fiscalização de veículos e condutores estrangeiros é um tema de relevância crescente para a segurança viária. Ele explicou que, embora veículos de outros países possam circular em território nacional, é obrigatória a observância da legislação brasileira, conforme o artigo 118 do CTB e tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Para dar efetividade a essas normas, o Conselho Nacional de Trânsito instituiu a Resolução CONTRAN nº 382/11, que prevê notificação e cobrança de multas para veículos licenciados no exterior.

Fronteira

Pellizzon enfatizou que a atuação coordenada das autoridades de fronteira e órgãos de fiscalização é essencial para impedir que infrações passem impunes, garantindo o cumprimento das leis e normas de trânsito, reforçando a segurança de todos os usuários das rodovias.

Também participaram o chefe do serviço de operações terrestres do Paraná e membro da Equipe Nacional de Educação para o Trânsito do DNIT, Eduardo Matoso, e o chefe da Unidade Local (UL) de Foz do Iguaçu, Marcel Escobedo, que acompanharam as discussões durante o evento, especialmente sobre a fiscalização de veículos estrangeiros, considerando principalmente a posição estratégica da UL no território, fazendo fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Homenagem e reconhecimento

Durante o evento, o coordenador Julio Pellizzon foi agraciado com a Ordem do Mérito de Conscientização Viária, concedida pelo Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito (IBDTrânsito). A honraria, criada em 2025, é a mais alta distinção da instituição e tem como objetivo reconhecer lideranças públicas e privadas que contribuíram de forma efetiva para a redução da violência no trânsito, o fortalecimento da cultura de segurança viária e a promoção de ações de impacto coletivo no âmbito do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

A outorga destacou a atuação do servidor da Autarquia como exemplo inspirador de compromisso e resultados concretos na promoção de um trânsito mais seguro e humano, especialmente por meio do Programa Conexão DNIT, que leva a temática para as salas de aula de todo o país.

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Motoristas poderão regularizar veículos via Pix durante blitz e evitar custos com guincho e pátio

seg, 15/09/2025 - 13:30
A facilidade evita que o veículo seja removido, o que reduz custos e transtornos para o proprietário. Foto: Seplag-MG / Divulgação

A partir da segunda-feira (15/9), iniciativa do Governo de Minas vai possibilitar que motoristas regularizem débitos e pendências de seus veículos durante abordagens em blitz, evitando a remoção do veículo ao pátio pela falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) anual. A medida implementada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), está alinhada ao objetivo de simplificação dos serviços de trânsito e oferece mais praticidade aos condutores.

Dessa forma, motoristas que forem parados em operações de trânsito e estiver com pendências relacionadas a débitos estaduais, como pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de Taxa de Renovação Anual do Licenciamento do Veículo (TRLAV) ou multas vencidas, que impedem a emissão do CRLV, terão a chance de quitar os débitos imediatamente por meio do Pix. A facilidade evita que o órgão autuador remova o veículo, o que reduz custos e transtornos para o proprietário.

“Entre as principais vantagens está a agilidade no processo. Antes, o motorista precisava arcar, além da dívida original, com taxas de guincho e diárias do pátio. Agora, a possibilidade de resolver a situação no ato evita gastos extras e dá ao cidadão o direito de conduzir seu veículo imediatamente após a regularização”, explica o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.

A iniciativa reforça, ainda, o caráter educativo das fiscalizações de trânsito. Ao invés de focar apenas na punição, o Estado oferece uma alternativa prática para que o motorista se regularize, promovendo um trânsito mais justo, seguro e com menos burocracia.

Como consultar e regularizar o veículo

Com o número do Renavam do veículo é possível fazer a consulta de valores do IPVA e da TRLAV, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), no Trânsito MG ou no MG App.

É possível realizar o pagamento diretamente via Pix, aplicativos, home banking, nos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados, informando o número do Renavam do veículo. O procedimento é o mesmo para pagamento das multas de trânsito.

Após quitar os débitos que estavam impedindo a emissão do CRLV, o cidadão deve acessar o site da Trânsito MG, na aba “Veículos”, depois em “Consulta Situação do Veículo” e, por fim, no botão “Atualizar Situação”, que garante o licenciamento instantâneo.

Após o pagamento das taxas, o condutor deve apresentar o CRLV-e atualizado ao agente. Alternativamente, o agente pode verificar nos sistemas informatizados se ocorreu a atualização do licenciamento corretamente.

A regularização evita a remoção do veículo para pátio credenciado. No entanto, não impede a autuação descrita no Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado. Ou seja, a multa é de R$293,47.

Débitos de outros estados ou entes federais, bem como inscrições em dívida ativa, podem demandar procedimentos adicionais para regularização. Assim, garante-se a previsão da lei nos débitos estaduais. Já, as pendências externas dependerão do rito disponibilizado pelo órgão autuador para permitir ou não a regularização durante a abordagem.

Prazos CRLV 2025

A exigência do CRLV de 2025 para automóveis com finais de placa 1, 2 e 3 começou em fiscalizações em 1/9. Já os veículos com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até 30/9. Já os automotores com finais 7, 8, 9 e 0 têm até 31/10 para renovar o documento.

O CRLV é o documento que comprova que o veículo está em condições legais de circulação, conforme determina o CTB. Deve-se portá-lo em formato impresso ou digital, juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

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