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Após grave acidente, socorristas “abrem” peito de motociclista para fazer reanimação no Cabral
Um motociclista, de 45 anos, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Cajuru, no fim da tarde desta segunda-feira (18), após se envolver em um acidente na rua Munhoz da Rocha, no bairro Cabral, em Curitiba. Para reanimar o homem, os socorristas precisaram fazer uma espécie de cirurgia dentro da ambulância para abrir o peito dele.
Foto: Cristiano Vaz – Banda B“Uma situação bem difícil, as vezes a gente não tem o apoio da população em relação ao trânsito, mas a equipe estava empenhada e conseguimos colocar a vítima na ambulância rapidamente”, disse o socorrista Mau, do SIATE.
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Mulheres foram as mais aprovadas nos exames de direção na categoria B em MG em 2023
Minas Gerais conta, atualmente com mais de 2,7 milhões de mulheres habilitadas. Considerando o total de pessoas aprovadas nos exames de direção da primeira habilitação na categoria B, realizados no estado em 2023, o número de mulheres chega a 54%, em comparação ao número de homens, que foi de 45%. Os dados são da Coordenadoria de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
O estado possui mais de 8 milhões de condutores habilitados, sendo 34% mulheres. Em relação às categorias, são: (A) 152.432 mulheres condutoras; (AB) 475.591 mulheres condutoras. Já, (AC) 768 mulheres condutoras; (AD) 15.865 mulheres condutoras; (AE) 1.839 mulheres condutoras; (B) 2.117.735 mulheres condutoras; (C) 1.825 mulheres condutoras; (D) 19.028 mulheres condutoras; (E) 939 mulheres condutoras. A soma totaliza 2.770.152 condutoras segundo levantamento de março de 2024 da CET-MG.
O que quer dizer cada categoria de habilitaçãoO Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica cada categoria de habilitação em seu artigo 143, são elas, por exemplo:
- Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.
- Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;
- Categoria C – condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg;
- Categoria D – condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C assim como de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista (Redação dada pela Lei nº 14.440, de 2022);
- Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares.
Um cuidado especial deve ser orientado para as condutoras gestantes. Ou seja, durante a direção, as gestantes devem utilizar equipamento de três pontos. A faixa diagonal do cinto deve cruzar o meio do ombro, passando entre os seios, e nunca sobre o útero. Já a faixa subabdominal deve estar mais baixa e ajustada quanto possível.
As informações são da Assessoria de Comunicação – Seplag-MG
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Série de acidentes reforça urgência de rever prazo da CNH de motoristas profissionais
Três acidentes de trânsito ocorridos na semana passada em Minas Gerais acendem o alerta dos especialistas sobre as condições de saúde e de trabalho dos motoristas profissionais. Além disso, o risco que a falta de políticas públicas voltadas a esse público causa para toda a sociedade.
Na madrugada de terça-feira (12/3), um motorista de caminhão sofreu um mal súbito, invadiu o canteiro central da BR-381 e atingiu placa de sinalização. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Na madrugada da última quinta-feira (14), dois sinistros causaram morte e destruição na Capital mineira. Um motorista de aplicativo morreu após sofrer um infarto e bater em um caminhão no Anel Rodoviário. Assim como, um motorista de caminhão-tanque morreu após o veículo explodir ao se envolver em um acidente no encontro da MG-5 com o Anel Rodoviário. Neste último caso, casas e veículos que ficam nas imediações foram atingidos pelas chamas.
O diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra, explica que três casos evidenciam problemas que vêm sendo negligenciados há anos. São eles: a falta de cuidado com a saúde dos motoristas, os riscos inerentes à atividade dos condutores profissionais e as jornadas exaustivas que comprometem a capacidade dos motoristas de veículos pesados dirigirem com segurança.“O descaso com o impacto que a saúde dos motoristas tem no trânsito ficou evidente quando o governo anterior ampliou o prazo para a renovação da CNH para 10 anos. Para muitos condutores, principalmente os profissionais, a avaliação por especialistas em Medicina e Psicologia do Tráfego a cada renovação era a única oportunidade de diagnóstico de problemas de saúde. Ao legislar desconsiderando o risco, o governo anterior desestimulou a adoção de uma rotina de cuidados com a saúde por parte desses profissionais tão expostos a problemas como diabetes, doenças cardiovasculares, depressão e transtornos de ansiedade, por exemplo. Com isso vem aumentando o número de condutores doentes dirigindo e casos como esses ocorridos em Minas se multiplicam pelo país”, comenta.
O especialista em segurança viária explica que os cuidados com a saúde de motoristas profissionais não podem se equiparar aos dos motoristas comuns. “São inúmeros os fatores que justificam a urgência em rever o equívoco da ampliação do prazo para a renovação da CNH desta categoria. Ou seja, a dimensão e peso dos veículos de grande porte, jornadas exaustivas, privação intencional do sono, maior risco de sinistros devido à maior distância percorrida e a maior vulnerabilidade a dependência alcoólica e/ou química. Esses exames são um importante instrumento ao preservarem a saúde física, mental e psicológica dessa parcela da população que diariamente, e com maior frequência, transita nas ruas, estradas e rodovias do país”, observa Coimbra.
Conforme o especialista, a mudança de normas de segurança no trânsito sob o argumento econômico é uma prática que deve se rechaçar quando o assunto é preservação de vidas. “Não podemos colocar preços nas vidas perdidas e no impacto social e psicológico que essas perdas causam nas famílias, isso é incalculável. Mas podemos ressaltar os gigantescos gastos com socorro, atendimento hospitalar, benefícios previdenciários e perda de força produtiva que os sinistros de trânsito provocam. Estudiosos já fizeram isso: segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), todos os anos perdemos R$ 50 bilhões com essas tragédias evitáveis”, completa Coimbra.
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Caminhão desgovernado bate contra veículos e duas pessoas morrem na BR-376; criança está em estado grave
Duas pessoas morreram em decorrência de um acidente de trânsito entre um caminhão e outros veículos, na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Uma criança foi socorrida em estado grave. O caso foi registrado no km 671 da rodovia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista sentido Santa Catarina está bloqueada. A interdição tem início no km 662, em frente a o posto da PRF de Tijucas do Sul.
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CNH gratuita chega a mais 80 municípios
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) inicia hoje (18) as inscrições, exclusivamente on-line, ao programa social CNH Pai D’égua para seis novas regiões de trânsito. Entre os contemplados nesta nova etapa estão municípios das regiões Metropolitana de Belém e Marajó, e ainda Abaetetuba, Capanema, Paragominas e Tucuruí.
A relação de todos os municípios está disponível no anexo II do edital do Programa no site de inscrição – cnhpd.detran.pa.gov.br.Para estes municípios , o Detran destinou 20 mil vagas, sendo 60% delas reservadas para ampla concorrência, 10% para pessoas com deficiência e 30% para mulheres. As inscrições prosseguem até o próximo dia 27 de março. Para participar, o candidato deve atentar às regras determinadas no edital.
“Mais uma vez pedimos que as pessoas leiam atentamente o edital completo, vejam se elas se encaixam nos critérios do Programa e observem o cronograma de inscrição e demais etapas do processo”, destaca a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
Para se beneficiar do programa social do Governo do Pará e obter a CNH gratuita, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- ter 18 anos completos na data do requerimento;
- ser penalmente imputável;
- estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal até setembro de 2023;
- ter ensino fundamental comprovado por meio de certificado ou declaração emitidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou, equivalente em outra Unidade Federativa; ter domicílio no Estado do Pará com o respectivo comprovante de residência;
- possuir CPF e carteira de identidade (ou equivalente) e certidão negativa de antecedentes criminais, emitida pela Polícia Civil do Pará.
Os municípios que participarão nesta fase do programa são:
- Ananindeua,
- Afuá,
- Anajás,
- Augusto Corrêa,
- Abaetetuba,
- Acará,
- Aurora do Pará,
- Benevides,
- Breves,
- Breu Branco,
- Bonito,
- Bragança,
- Bagre,
- Baião,
- Barcarena,
- Bujaru,
- Castanhal,
- Colares,
- Concórdia do Pará,
- Curuçá,
- Cachoeira do Arari,
- Chaves,
- Curralinho,
- Cachoeira do Piriá,
- Capanema,
- Capitão Poço,
- Cametá,
- Dom Eliseu,
- Garrafão do Norte,
- Goianésia do Pará,
- Igarapé-Açu,
- Inhangapi,
- Irituia,
- Igarapé-Miri,
- Ipixuna do Pará,
- Mãe do Rio,
- Limoeiro do Ajuru,
- Marituba,
- Melgaço,
- Muaná,
- Magalhães Barata,
- Maracanã,
- Marapanim,
- Mocajuba,
- Moju,
- Nova Esperança do Piriá,
- Nova Timboteua,
- Novo Repartimento,
- Ourém,
- Oeiras do Pará,
- Peixe-Boi,
- Primavera,
- Ponta de Pedras,
- Portel,
- Paragominas,
- Pacajá,
- Quatipuru,
- Salvaterra,
- Santa Bárbara do Pará,
- Santa Cruz do Arari,
- São Sebastião da Boa Vista,
- Soure,
- São Caetano de Odivelas,
- São Domingos do Capim,
- São Francisco do Pará,
- São João da Ponta,
- São Miguel do Guamá,
- Santa Izabel do Pará,
- Santa Maria do Pará,
- Santo Antônio do Tauá,
- Salinópolis,
- Santarém Novo,
- São João de Pirabas,
- Santa Luzia do Pará,
- Terra Alta,
- Tomé-Açu,
- Tracuateua,
- Tucuruí,
- Tailândia,
- Ulianópolis,
- Vigia de Nazaré
- Viseu
- e aqueles localizados na região das Ilhas.
Público-alvo
O CNH Pai D’égua é um programa do Governo do Pará coordenado pelo Detran. Ele se destina a pessoas de baixa renda e garante a emissão da carteira nacional de habilitação totalmente gratuitamente. Podem se inscrever pessoas que desejam tirar a primeira habilitação, e adicionar ou mudar de categoria. Este ano, 60 mil vagas estão sendo disponibilizadas para os 144 municípios paraenses.
Os interessados em participar do CNH Pai D’égua devem acessar o site do Programa, ler todo o edital e atentar para o município onde mora, a região de abrangência e o período de inscrição para cada localidade.
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O que é a restrição X na CNH?
Um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está em vigor desde junho de 2022. Além de mudar um pouco o padrão das cores, o novo documento incorpora elementos gráficos que dificultam falsificações e fraudes. Na nova CNH, o quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e, também, se o condutor exerce atividade remunerada, fica logo abaixo da tabela de categorias. Para realizar essas indicações, existem abreviaturas que informam exatamente a observação. Hoje trataremos especificamente da restrição X na CNH.
Conforme o Manual de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), alguns dos exemplos da restrição X na CNH são: surdez total, visão monocular, autismo, transplantado renal, etc.Ainda de acordo com o documento, ao se constatar que o condutor possui alguma condição especial, que não lhe impeça de dirigir, será possível incluí-la na CNH com restrição X (outras restrições). “Poderá ser considerada restrição X a síndrome de down e o autismo bem como qualquer outra condição que necessite ser adotada”, informa o Manual.
O Detran/SC ressalta que a análise da condição física e mental do condutor é de competência e de responsabilidade do perito de trânsito (médico e psicólogo).
“A categoria permitida, restrições e validade são atribuídas pelo perito e, caso o condutor não concorde, caberá unicamente a solicitação de reavaliação por junta designada pelo Detran”, informa o órgão.
Outras abreviaçõesExistem outras abreviações que são bastante conhecidas dos motoristas. Como a letra A que quer dizer que é obrigatório o uso de lentes corretivas pelo condutor. A letra D, por exemplo, indica que é obrigatório o uso de veículo com transmissão automática.
Clique aqui e conheça a lista de abreviações da CNH.
Entenda!Durante o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou de renovação do documento se realiza o exame de aptidão física e mental. Ele faz parte de uma série de procedimentos que garantem que o condutor está apto a dirigir. Nesta avaliação, analisa-se a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e outros pontos que o perito julgar necessários. Após o resultado, é possível considerar o candidato apto, apto com restrição, inapto temporário ou inapto (caso tenha alguma patologia que contraindique definitivamente a dirigir).
Se, durante o exame de aptidão física e mental o condutor receber o resultado de apto com restrição por algum problema, ele poderá dirigir. No entanto, terá a obrigação de atender o que diz a observação na CNH. Se não o fizer, estará cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e acréscimo de 7 pontos no prontuário da CNH. Além disso, o veículo é retido até que o condutor cumpra a determinação, ou outro condutor habilitado se apresente para dirigir.
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Moovit e Metrô de São Paulo se unem para simplificar jornada do passageiro
Ficou mais simples e fácil encontrar uma rota no Metrô de São Paulo. Por meio de uma parceria com o Moovit, agora é possível utilizar o planejador de trajetos do aplicativo de mobilidade direto no site e no app do Metrô. Basta clicar na seção “Para onde você vai?”.
O Moovit desenvolveu um planejador personalizado para o Metrô de São Paulo, priorizando o transporte metroviário, e também incluindo os demais modais de forma integrada.
O planejador se adapta para as versões desktop e mobile do site, além do aplicativo. Além disso, inclui opções de deslocamento a pé, de bicicleta e patinete, entre outros.“Estamos sempre buscando formas de atender melhor o nosso passageiro. Por isso, é uma conquista importante disponibilizar, para seu planejamento, um aplicativo popular em todo o mundo, que prioriza o transporte público e sustentável. Em uma metrópole onde a mobilidade é um super desafio, oferecer esse serviço é uma necessidade que não seria possível, em curto prazo, com essa qualidade sem a parceria com o Moovit. A ferramenta oferece o que nós tanto prezamos. Compromisso com a qualidade e a informação, inclusive dizendo a nossos passageiros quando o metrô não se mostrar uma boa opção para sua jornada naquele momento”, diz Fabiola Bemfeito, gerente de Comunicação e Marketing do Metrô São Paulo.
“O Moovit tem a missão de simplificar o transporte público, e o Metrô de São Paulo faz exatamente isso: é uma das maneiras mais rápidas e convenientes para se circular pela cidade. Queremos ajudar a que mais pessoas usem o Metrô com confiança e descubram novos locais em São Paulo. Estamos especialmente felizes em nos associar a um dos mais completos sistemas metroviários do mundo”, afirma Yovav Meydad, Vice-Presidente para Marketing e Expansão do Moovit.
A parceria do Moovit com o Metrô de São Paulo não envolve o repasse de recursos. O aplicativo de mobilidade também vai auxiliar o sistema metroviário com alertas e mensagens durante momentos de grande demanda. Como, por exemplo, eventos e datas comemorativas, para que paulistanos e visitantes possam utilizar o metrô da forma mais confortável possível.
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Quais são os tipos de combustíveis verdes no Brasil?
Nos últimos anos, o uso dos combustíveis verdes está ganhando mais espaço. Também conhecido como combustível sustentável, ele é uma alternativa mais limpa aos transportes quando comparado aos combustíveis fósseis. Vamos mostrar nessa reportagem quais são os combustíveis verdes à disposição no Brasil.
O combustível verde tem produção a partir de matéria-prima orgânica vegetal (é necessário fazer a diferenciação porque o petróleo é inteiramente composto de produtos orgânicos, assim como o gás natural e o carvão), que possui baixa pegada de carbono ou carbono neutro, porque o carbono emitido na combustão é neutralizado pelo carbono fixado na produção nos vegetais. Fazem parte da matéria-prima para um combustível verde: cana-de-açúcar, milho, soja, mamona, dendê e resíduos agrícolas.
Um combustível verde que não depende de matéria orgânica é o Hidrogênio Verde, produzido através da eletrólise da água. A corrente elétrica utilizada para a eletrólise pode ser obtido de energia solar ou eólica, e não há emissão de CO2 como resíduo.
Os combustíveis verdes fazem parte de uma substituição ao combustível fóssil. Petróleo, gás natural ou carvão emitem gases que prejudicam a atmosfera e, por isso, vários são os acordos mundiais para buscar a diminuição deste uso. Entre os gases de Efeito Estufa (GEE) resultantes do uso de combustíveis fósseis estão o dióxido de carbono e o metano.
Tipos de combustíveis verdes Usina de Hidrogênio Verde no Ceará.Em primeiro lugar, o biogás possui a produção a partir da decomposição ou fermentação de matérias orgânicas. Ou seja, vegetal ou animal.
Além disso, o biogás pode ser estocado e substituir o diesel ou gás natural. Vale ressaltar que, além de fornecer energia limpa, ele possui baixa emissão de gás poluente e custo baixo para a produção.
Em segundo lugar, a matéria-prima do biodiesel se origina de óleos e gorduras vegetal ou animal. O biodiesel ajuda a reduzir gás do efeito estufa com a produção e cultivo de plantas. Entre as vantagens do biodiesel estão a lubrificação do motor e o baixo risco de explosão.
O etanol é um dos combustíveis renováveis mais antigos em produção no Brasil. A comercialização e industrialização dele ocorre desde a metade do século 20. Ele é produzido a partir de plantas e raízes, sendo que no país, a cana-de-açúcar e o milho são as principaiss matérias-primas utilizadas. De acordo com dados apresentados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a produção mundial do etanol é de 40 bilhões de litros.
Existem dois tipos de etanol: anidro e hidratado. A diferença se dá na composição, onde o primeiro tem 0,5% de água e o segundo tem aproximadamente 5%.
Hidrogênio VerdeO hidrogênio verde (H2V) possui a matéria-prima oriunda da eletrólise da água. O processo de separação do hidrogênio e do oxigênio acontece por meio da corrente elétrica, com fontes de energia limpa. Por fim, o H2V já é realidade em automóveis como carros, caminhões, ônibus e trens.
E você, já conhecia esses combustíveis verdes? Conte para nós nos comentários.
Veja também Mobilidade Urbana Ônibus menos poluentes ganham espaço em cidades brasileiras Mobilidade e Tecnologia Saiba da importância e o futuro do combustível renovável Mobilidade e Tecnologia Você sabe o que é gasolina de laboratório?The post Quais são os tipos de combustíveis verdes no Brasil? appeared first on Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade.
Novo modelo para o Registro Nacional de Estatísticas e Sinistros de Trânsito entra em fase de testes
Com a intenção de ampliar e melhorar a base de dados do Registro Nacional de Estatísticas e Sinistros de Trânsito (Renaest), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) deu início na última quarta-feira (13) à fase de testes do novo modelo de coleta, com agentes diretamente envolvidos no atendimento das ocorrências alimentando o sistema por meio de novo aplicativo de fiscalização da Senatran.
A ferramenta voltada para uso de gestores de trânsito promete fornecer dados com maior precisão e agilidade, transformando o Renaest numa base estatística mais eficiente. “O aplicativo pode ser usado por todos os agentes, por policiais, bombeiros e demais envolvidos no atendimento de sinistros, que poderão incluir os elementos básicos das ocorrências na plataforma para formar o novo Renaest”, detalhou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
“Esse momento é importante para todos, porque as estatísticas nos ajudarão nas tomadas de decisão que vão embasar nossas políticas públicas. O desafio é de responsabilidade do Governo Federal, por isso devemos tocar da melhor forma, compartilhando as obrigações com os órgãos de trânsito locais”, complementou.
Coleta de dadosDe acordo com o diagnóstico apresentado pela Senatran, a Polícia Militar é a principal responsável pela coleta dos dados no local dos acidentes em 81% dos estados brasileiros. Além disso, as entidades policiais representam a principal fonte de dados para os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Ou seja, no que diz respeito ao acesso e utilização das informações. Em contrapartida, apenas 11% das unidades federativas utilizam os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde.
O Novo Renaest prevê:- Multiplicidade de fontes, com busca da fonte primária;
- Priorização das informações imprescindíveis;
- Camada de inteligência e interoperabilidade;
- Ampliação do escopo para “não eventos”;
- Integração com outros sistemas estruturantes;
- Analytics: análise exploratória e predição;
- Retroalimentação dinâmica para subsidiar processos decisórios.
O Renaest é um dos instrumentos mais importantes do Governo Federal para avaliar não só a segurança nas estradas como para garantir o cumprimento de metas e compromissos previstos no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
PnatransO Pnatrans foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do nosso país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões em vias urbanas e rodovias. Isso, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). O Plano passou por uma extensa revisão ao longo do ano de 2023, com o estabelecimento de uma nova versão com foco na transparência, conformidade, simplificação e efetividade. A Senatran assumiu o compromisso de democratizar o Pnatrans. Dessa forma, abrindo a possibilidade dos órgãos participantes cadastrarem novos produtos que fomente a redução da mortalidade nas pistas do país.
As informações são do Ministério dos Transportes
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Empresa explica como funciona carro por assinatura
Já pensou em ter um veículo zero quilômetro sem pesar no bolso? Sem ter que pagar IPVA nem se preocupar com o seguro? Se você gostou da ideia, o carro por assinatura pode ser a solução.
O que é carro por assinatura?O carro por assinatura é uma modalidade de aluguel de carro mensal que te permite utilizar um carro zero quilômetro mediante um contrato com a empresa que oferece o veículo.
O valor pago mensalmente varia conforme o modelo e o tempo estipulado, que geralmente pode ser de 12 a 48 meses.
”Os contratos mais longos costumam sair mais em conta. E a mensalidade normalmente pode ser paga
por boleto ou por cartão de crédito. No contrato também é estipulada uma franquia mensal de quilometragem, que você pode escolher de acordo com a necessidade de uso do veículo”, explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.
Loffreda também conta que ao fim do contrato ele pode ser renovado e o condutor receberá outro veículo zero quilômetro.
Vantagens do carro por assinaturaUma das vantagens do carro por assinatura é justamente essa: você está sempre com um carro zero quilômetro. “Se você fizer um contrato de 1 ano, por exemplo, ao final do período você pode fazer a renovação, pegando outro carro igual, só que zero quilômetro, ou fazer novo contrato com duração e/ou modelo diferente de veículo — que também será 0Km”, afirma.
Nos contratos mais longos, o máximo que pode acontecer é, com o passar do tempo, o condutor ficar com um carro seminovo, já que ele pegou o veículo zero lá no início do acordo.
E isso acaba gerando outra vantagem.”Você não vai precisar se preocupar com a depreciação do veículo e estar sempre rodando com um carro novinho em folha”, garante.
Modalidade é econômica e tem ótimo custo-benefícioOutra vantagem é o ótimo custo-benefício, uma vez que o contrato de carro prevê que você não tenha despesas com manutenção do veículo, IPVA, nem seguro. “Ou seja, você faz uma assinatura de carro zero e fica livre de várias obrigações, tendo que se preocupar apenas em pagar a mensalidade do contrato e colocar combustível. O restante fica sob responsabilidade da empresa contratada”, revela.
Assim você economiza diversos gastos. Como, por exemplo: oficina; pesquisa, cotação, contratação e renovação do seguro; emissão e pagamento do IPVA. Além de regularização da documentação veicular; manutenção e revisões preventivas e várias outras burocracias.
É uma ótima opção para quem, além de apresentar uma renda para esse investimento, deseja maior facilidade para se organizar financeiramente. Além disso, ficar com o orçamento um pouco mais leve o ano inteiro.
Possibilidade de personalização e flexibilidadeGeralmente as pessoas jurídicas que optaram pelo plano de assinatura de automóveis para sua frota também têm a vantagem de poderem personalizar o carro na maioria das empresas de assinatura automotiva.
“Bastante flexíveis, os contratos de carro por assinatura não costumam ter entrada e ainda possibilitam o pagamento por diversas vias, como cartões de crédito e boletos. Por outro lado, algumas empresas ainda
oferecem vários benefícios, como mensalidades grátis em tags de pedágio, descontos em estacionamentos de aeroportos e hotéis, e cashback”, fala Loffreda sobre a facilidade.
Um ponto importante é em relação às multas no carro por assinatura. Ela funciona da mesma forma que em um carro que você mesmo compra: ela é emitida em nome do proprietário do veículo. Que, nesse caso, é a
locadora.
“Isso não significa que quem fez a assinatura de automóveis não tenha responsabilidade sobre ela. Muito pelo contrário. A locadora recebe a multa e repassa ao condutor a cobrança do valor da multa”, alerta.
Porém, mesmo esse processo é simplificado, porque geralmente a empresa já inclui na mensalidade uma taxa pela gestão de multas. ”Assim, a cobrança do valor da infração cometida pelo condutor é feita diretamente
na mensalidade de aluguel. Se o condutor atrasar ou negar o pagamento, a locadora pode entrar com medidas legais que podem ir da suspensão do contrato de locação à cobrança de taxas extras”, diz.
“Na Zignet você faz isso em poucos instantes. Basta colocar a placa do carro e todos os débitos veiculares vão aparecer na mesma página. Assim você saberá sempre que houver cometido uma infração que gerou multa. De
qualquer forma, a dica é ler bem o contrato do veículo por assinatura para entender suas responsabilidades em relação às multas e seguir as orientações da empresa”, recomenda.
Caso você analise a multa e perceba que há informações incorretas ou incompletas, ou tem como provar que seria impossível ter cometido aquela infração naquela hora e lugar, é possível recorrer da multa do carro por
assinatura.
Porém, você não pode fazer isso sozinho. “É preciso entrar em contato com a empresa e fornecer todos os detalhes. Siga então a orientação da locadora, sempre com o cuidado de não perder prazos e acompanhar o
progresso do recurso até que uma decisão seja tomada”, orienta.
Se a multa já tiver sido paga, pode ser possível entrar com recurso ou não. “Isso porque o pagamento da multa é um tipo de reconhecimento da infração. Mas cada caso deve ser analisado individualmente, então siga
sempre a orientação da locadora”, afirma.
O carro por assinatura é uma boa opção para quem quer usufruir das vantagens de usar um carro zero quilômetro sem dor de cabeça com custos e burocracias. Mas é preciso entender que o plano de assinatura é ideal para quem aceita bem o conceito de uso, e não de posse.
Assim, você tem todo o conforto para usar no dia a dia o carro 0Km. E, sem se preocupar com financiamento, pagamento de IPVA, oficinas, licenciamento, seguro ou desvalorização do bem.
Na Zignet você acompanha toda a situação da multa do carro por assinatura de forma rápida e prática e não é pego de surpresa.
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Clínicas móveis facilitam acesso aos serviços de saúde
O uso de unidades móveis na área da saúde é cada vez mais comum no Brasil. A facilidade de deslocamento proporcionada pelos veículos adaptados faz desta modalidade uma alternativa muito vantajosa. Com a capacidade de chegar a comunidades remotas e áreas de difícil acesso, as unidades móveis tornam-se verdadeiros agentes de saúde pública, levando atendimento médico a locais onde as comunidades enfrentam dificuldades para deslocamentos.
Essa praticidade é uma vantagem observada em serviços de saúde como odontologia, oftalmologia, exames laboratoriais, mamografias, oncologia e cardiologia, para citar apenas alguns exemplos. Em vez da população se deslocar em busca de atendimento, os serviços vão até ela, contribuindo para a ampliação do trabalho de prevenção e de diagnóstico precoce.
Além da mobilidade, Diego Teixeira, diretor-executivo da Athos, empresa especializada na produção de unidades móveis, aponta outra vantagem dos atendimentos de saúde sobre rodas: a redução de custos. Segundo ele, como esse tipo de negócio não depende de um ponto fixo, ele está isento de taxas e de impostos municipais que normalmente incidem sobre as clínicas tradicionais, como IPTU, taxa de incêndio e outros. Desta forma, é possível otimizar recursos e direcionar investimentos diretamente para a prestação de serviços de saúde
De todos os tipos e tamanhosOutra vantagem apontada por Diego são as diversas possibilidades de tamanho dos veículos que é possível equipar para a execução dos trabalhos. As alternativas vão desde veículos pequenos, como uma van, até veículos mais espaçosos, como carreta ou contêiner.
“O tipo de veículo que pode ser usado depende do projeto e do tamanho do investimento que o empreendedor tem disponível. É possível construir uma unidade de saúde ocupacional em trailer, vans, micro-ônibus, ônibus, carreta e contêiner”, afirma.
Realizando exames preventivos, vacinação e campanhas educativas, as unidades móveis, segundo Diego, contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, o atendimento sobre rodas pode ser uma solução eficaz para aliviar as filas em hospitais e postos de saúde. Assim, proporcionando um serviço mais rápido e eficiente.
Projetos concluídosA Athos tem se destacado na construção de unidades móveis voltadas para o setor de saúde. Recentemente, a empresa entregou para a Faculdade de Medicina de Jaú (Unoeste) um ônibus completamente modificado e adaptado para atendimento médico. Equipado com três consultórios, sendo um deles ginecológico, a unidade oferece espaço para três atendimentos simultâneos.
Além dessa unidade, a Athos equipou também um semirreboque, veículo com cerca de 15 metros de comprimento, com salas para mamografia, ultrassonografia e atendimento médico. A clínica móvel tem capacidade para realizar mais de 1.500 exames por mês. Outros três veículos voltados para atendimentos de saúde estão em produção na empresa e devem ser entregues em breve.
Apresentações em feiras internacionaisNo início deste ano, a empresa participou do 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), considerado um dos mais importantes do mundo no setor. Durante o evento, a Athos apresentou uma van equipada com consultório odontológico completo, inclusive com raio X, e alimentado por sistema de energia limpa (fotovoltaica).
Em 2023, a empresa esteve presente em duas feiras internacionais, realizadas também em São Paulo. Lá apresentou uma carreta equipada com tomógrafo de última geração e com configuração interna projetada para oferecer todo o suporte necessário para a realização dos serviços médicos.
Em setembro, a Athos enviou para o Piauí uma clínica móvel de oftalmologia. Ela é projetada para realizar até quatro cirurgias simultâneas e com capacidade para acomodar e atender até 12 pacientes por vez dentro da unidade. O primeiro consultório oftalmológico móvel do Maranhão também foi produzido pela Athos.
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O que são estradas vicinais?
Você sabe o que são estradas vicinais? Segundo o CTB, vias rurais não pavimentadas são definidas simplesmente como estradas. O termo “vicinal” deriva do latim, cujo significado é “vizinho”. Estrada vicinal, portanto, é aquela via rural que liga localidades ou cidades vizinhas (geralmente do interior, próximas. Neste sentido, portanto, também pode haver “rodovia vicinal”, com pavimentação asfáltica e tudo mais).
As estradas vicinais são responsáveis por ligar cidades pequenas/comunidades para centros urbanos. No Brasil, cerca de 77% das estradas em zonas rurais são estradas vicinais. Os dados são da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental (ABGE).
De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a utilização das estradas vicinais se dá principalmente no setor agrícola. Na maioria das vezes, o caminho da safra, por exemplo, é em estradas vicinais.
Como é feito a manutenção de estradas vicinais? Foto: Daniel Menezes/Secom-Mato Grosso.A manutenção de estradas vicinais acontece por meio de terraplanagem, patrolamento, encascalhamento, drenagem e compactação do solo. A manutenção, aliás, é de responsabilidade do município, na maioria das vezes.
Em condições seguras, as estradas vicinais facilitam o acesso às áreas restritas rurais, exercendo o direito de ir e vir da população. Vale ressaltar que o tráfego em estradas vicinais se torna inviável em períodos chuvosos.
O Projeto de Lei nº 1146/2021, em trâmite na Câmara Federal, buscar criar uma política de mobilidade rural por meio de estradas vicinais. Assim sendo, facilitaria o escoamento da produção agrícola e turismo rural.
A proposta abordaria o diagnóstico até a construção, restauração e conservação de estradas, acostamentos e pontes. A gestão da política pública, nesse caso, se daria por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Já a execução se daria por meio de convênio da União com os estados, municípios e o Distrito Federal. O projeto de lei se encontra atualmente na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.
Investimentos em estradas vicinais Foto: Daniel Menezes/Secom-Mato Grosso.Em janeiro de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) liberou, por meio de um convênio, R$ 951 milhões para os estados, municípios e consórcios para recuperar e ampliar esse tipo de estrada. Por fim, o projeto é executado pela secretaria-executiva e pelas superintendências federais.
E você, sabia o que é uma estrada vicinal? Conte para nós nos comentários aqui embaixo!
Veja também Segurança Velocidade X Segurança: quais os cuidados? Transporte de Carga O que fazer ao dirigir grandes cargas em dias de chuva? Segurança Existe vida útil para um automóvel?The post O que são estradas vicinais? appeared first on Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade.
Motorista supostamente embriagada perde controle de carro, e acidente mata passageiro em São José dos Pinhais
Um grave acidente entre um Celta e um Passat terminou com uma pessoa morta em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no início da madrugada deste sábado (16). A vítima estava no primeiro automóvel, que estaria sendo dirigido por uma motorista supostamente embriagada. Conforme relatos de testemunhas e do condutor do carro atingido, que não quis gravar entrevista, a mulher perdeu o controle do carro e invadiu a contramão, causando o acidente.
Motorista supostamente embriagada perde controle de carro, e acidente mata passageiro em São José dos Pinhais. Foto: Banda BA batida aconteceu na rua Tavares de Lira, bairro Iná. Segundo apurou a Banda B, no Celta haviam três pessoas. A pessoa que morreu é um homem de aproximadamente 50 anos e estava no banco traseiro do automóvel. Além da motorista e da vítima fatal, outra passageira sentava no banco dianteiro do Corsa. Ela e a condutora sofreram ferimentos moderados.
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Homem pula de carro em movimento durante discussão com a esposa em Curitiba
Um homem, que não teve a identidade revelada, ficou ferido após pular de um carro em movimento, na noite desta sexta-feira (15), no bairro Rebouças, em Curitiba (PR).
Ao Corpo de Bombeiros, o homem – que estava no banco do passageiro – explicou que o episódio aconteceu durante uma discussão com a esposa. O caso foi registrado no cruzamento das ruas Alferes Poli e Baltazar Carrasco dos Reis.
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PL institui o programa Visão Zero no Brasil
Instituir a Visão Zero, como parte da estratégia da elaboração de políticas, planos, programas e ações relacionadas à mobilidade urbana, trânsito e transporte no país. Esse é o tema do PL 722/24 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.
De autoria da deputada Duda Salabert (PDT/MG), o PL prevê a concretização da Visão Zero no Brasil, reduzindo ao máximo as mortes evitáveis no trânsito, com vistas a zerá-las. Além disso, diz que o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito, no terceiro domingo de novembro, será a data principal para dar visibilidade à Visão Zero por meio de atividades diversas promovidas por Ministérios e outros órgãos federais. Assim como, passará a integrar o calendário oficial de eventos do país.
O Projeto define a Visão Zero como uma forma de compreender e desenvolver sistemas viários, em toda a pluralidade dos modos de transportes, em que não se tolera nenhuma morte.Dessa forma, baseando-se nas premissas de que a preservação da vida é sua principal prioridade e que os usuários do sistema eventualmente cometerão erros. Assim, cabendo, aos projetistas e planificadores dos sistemas viários adaptarem o desenho urbano, a função e/ou o uso dessas estruturas para atingir o objetivo final de erradicar as mortes e lesões graves no trânsito no Brasil.
Conforme a deputada, é latente a necessidade de se repensar o sistema viário em todo o território nacional, conforme aponta estudo do IPEA de 2023, no qual apresenta-se uma análise da primeira década da campanha de segurança viária.
“Um dos caminhos, e possivelmente o mais ambicioso, já experimentado e comprovado em todo o mundo, para melhorar os sistemas de transporte é a pactuação social da Visão Zero, aplicada na Suécia desde o início dos anos 90, e formalizada como política pública pelo parlamento sueco em 1997. Nos anos subsequentes, diversos outros Estados e cidades em todo o mundo foram no mesmo sentido: garantir que a vida seja o maior valor no trânsito”, justifica.
Ainda de acordo com a deputada, a condição de Oslo, capital da Noruega, como segura para pedestres e ciclistas não ocorreu da noite para o dia. “O caminho da Visão Zero foi pavimentado com uma mistura de regulamentos que diminuem a velocidade, impedindo a entrada de carros em determinadas áreas, expandindo a rede de bicicletas e acrescentando medidas para acalmar o tráfego perto de escolas”, diz.
Ela conta ainda que todo o país escandinavo sofreu apenas 110 mortes no trânsito no ano de 2020, de uma população de 5,3 milhões. Ou seja, uma queda de quatro vezes desde 1985, quando 482 pessoas perderam a vida na estrada. “Considerando as 110 mortes no país escandinavo, o valor é quase oito vezes inferior às mortes que tivemos no Brasil, no mesmo ano, garantidas as proporções de população. Ou seja, ainda temos muito o que progredir, para salvaguardar a vida do povo brasileiro no trânsito”, alerta a deputada.
Para finalizar, o PL pretende acima de tudo, preconizar a preservação da vida, sobretudo nas cidades brasileiras onde há maior índice de mortalidade por habitante. No entanto deve contemplar todo o território nacional, a partir de práticas e conhecimentos científicos internacionalmente reconhecidos.
“Esse PL é, também, uma resposta ao chamado da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos e todas as envolvidas com a segurança no trânsito, como os legisladores em esfera nacional, a participarem do desenvolvimento, implementação e avaliação em curso das ações de segurança no trânsito”, conclui Salabert.
TramitaçãoO PL aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.
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Câmera registra acidente que matou entregador de gás após caminhão arrancar fiação em Curitiba
Uma câmera de segurança registrou o momento em que um entregador de gás morreu, no começo da tarde desta sexta-feira (15), após ficar enroscado na fiação na rua Carlos de Laet, no bairro Hauer, em Curitiba. Os fios, segundo testemunhas, foram arrancados por pelo menos dois caminhões durante a manhã.
Câmera registra momento em que entregador de gás é atingido por fios no Hauer. Foto: ReproduçãoAs imagens, que podem ser vistas abaixo, mostram o momento em que o motociclista se desequilibra e cai do veículo. Momentos antes, no sentido oposto, um caminhão passou. Não é possível notar a fiação sendo solta, devido a pouca nitidez que há nas imagens.
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Transferência digital de veículos agora está disponível em São Paulo
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) dá início ao serviço pioneiro de processamento de transferência totalmente digital de veículos automotores em todo o Estado, tornando o processo mais dinâmico e seguro. A TDV – Transferência Digital de Veículos estará disponível no app do Poupatempo, Poupatempo SP.GOV.BR, disponível para Android e IOS, aba Transferir Propriedade de Veículos. O processo, 100% automatizado, é inédito no país. São Paulo será o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com todas as validações no mesmo acesso.
Será válido para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro. Nesta primeira fase, para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV-e em formato digital, dentro do território estadual.Na cerimônia de lançamento do TDV, realizada no Palácio dos Bandeirantes na última terça-feira (12), o governador Tarcísio de Freitas enfatizou que o Estado de SP apostou na digitalização e experiências inclusive internacionais mostram que o caminho é esse. “O Estado de SP é um dos mais ricos do país, mas estava atrasado na digitalização. Agora estamos implantando diversas melhorias digitais que otimizará recursos do Estado. Além disso, também podem otimizar a renda do cidadão paulista, a exemplo da utilização do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com a utilização da Transferência Digital de Veículos (TDV), a economia também será de tempo ao cidadão, já que o documento sairá no mesmo dia com o pagamento via pix”, ressaltou o governador.
Sempre com o intuito de facilitar a vida do cidadão paulista, o Governo do Estado tem traçado estratégias engajando todos os órgãos. “A missão que recebemos do Governo de SP na SGGD (Secretaria de Gestão e Governo Digital) segue este posicionamento: combater a burocracia, melhorar a administração pública e realizar a transformação digital do Estado. Tudo para melhorar a vida do cidadão de São Paulo. A Transferência de Veículo Digital (TDV) é parte desta caminhada”, afirmou o secretário de Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade.
A iniciativa integra o pacote de medidas de transformação digital e automação para oferta de melhores serviços à população, diretriz do Detran-SP.O desenvolvimento do sistema contou com apoio da Prodesp, sob coordenação da SGGD. “Todas as melhorias que estamos implantando no Detran-SP consideram o avanço tecnológico, a economia de recursos físicos e de mão-de-obra e, principalmente, a facilidade e a agilidade no atendimento ao cidadão paulista”, enfatiza Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.
O presidente da Prodesp também reforça o poder de transformação por meio da tecnologia, com a premissa de beneficiar a sociedade.
“Nosso compromisso como hub de tecnologia, e por tracionar os projetos de transformação digital do Estado, é o de tornar os serviços mais acessíveis, por meio de soluções inovadoras, para facilitar a vida dos paulistas”, afirmou Gileno Barreto, presidente da Prodesp.
A transferência digital de veículos passará a acontecer em um prazo de cerca de cinco minutos no novo formato. Para isso, basta apenas realizar previamente a inspeção do veículo numa empresa credenciada de vistoria (ECV) – como também acontece no processo tradicional. Antes da digitalização do serviço, o prazo para a conclusão do processo era de três a dez dias úteis, incluindo a análise da documentação remetida pelo proprietário via site do Detran-SP.
O novo formato também dispensa a ida ao cartório, pois já permite a realização da autenticidade digital, não sendo necessário o reconhecimento de assinaturas por autenticidade. Além disso, no próprio ambiente do aplicativo, já será possível fazer o pagamento da taxa de transferência via pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo, via intermediação da Secretaria da Fazenda e Planejamento no ambiente do aplicativo. A segurança está garantida a vendedor assim como ao comprador por conta da conferência online de eventuais pendências em relação ao veículo, durante a transação eletrônica. Ao final da operação, ambos já serão certificados sobre a conclusão da transferência com êxito, para a emissão dos novos documentos.
A TDV acontecerá em três fases.A primeira começa agora, em março, para vendedores e compradores “pessoa física”. Na primeira etapa, as transferências digitais de veículos estarão disponíveis para os modelos fabricados depois de janeiro de 2021, que possuem Placa Mercosul e CRVe (documento de registro) digital, dentro do Estado de São Paulo. Também estarão contempladas as transferências realizadas com veículos fabricados antes de janeiro de 2021, mas possuidores do CRVe (documento de registro) digital. Ou seja, desde que o novo proprietário tenha seu domicílio no mesmo município de cadastro do veículo objeto da negociação. Nesses últimos casos, não haverá a necessidade da troca da “placa cinza” pela placa padrão Mercosul.
Em poucos meses, deve ter início a segunda fase, que contemplará também vendedores “pessoa jurídica”, nos demais moldes da primeira fase. Nesse momento, haverá também o e-notariado, com a conversão pelos cartórios dos documentos de propriedade de veículos fabricados antes de 2021 do formato papel para o formato eletrônico, a chamada desmaterialização. Isso é essencial para que possa haver a transferência digital dos demais veículos da frota estadual.
A fase seguinte, num terceiro momento, incluirá a desmaterialização. Nela, proprietários de veículos fabricados antes de 2021, portadores do CRV “verde”, poderão fazer previamente a conversão dos documentos para o formato eletrônico nos cartórios. Além disso, concluir a transferência digital no ambiente do aplicativo. Conforme a Prodesp, co-desenvolvedora do aplicativo com o Detran-SP, nesta primeira fase dos processamentos, em que serão feitas as transações entre pessoas físicas para veículos fabricados a partir de 2021 e outros com documento CRVe digital, a expectativa é de facilitação de até 70 mil transferências mensais de veículos em todo o Estado. Quando estiverem em vigor as segunda e terceira fases das transferências digitais, o volume pode chegar a 500 mil transações mensais.
Passo a passo- O proprietário do veículo e o comprador precisam ter selo prata ou ouro no sistema Gov.Br., além de ter o aplicativo em seu smartphone (iOS e Android). Saiba mais sobre os níveis da conta Gov.Br aqui, além de informações sobre como chegar nos selos mencionados;
- Baixe o aplicativo do Poupatempo, disponível para iOS e Android (tanto o vendedor quanto o comprador “pessoa física”);
- O veículo deve ter o CRVe digital, emitido para modelos a partir de janeiro de 2021, ou convertido do papel para o formato digital no caso dos fabricados anteriormente;
- O proprietário deve ter feito previamente a vistoria de identificação veicular aprovada por empresa credenciada de vistoria, há no máximo 60 dias. No site do Detran-SPé possível encontrar as empresas credenciadas para a vistoria;
- Procedimento a ser realizado no aplicativo, na aba Transferir Propriedade de Veículo, após checar se vendedor e comprador já possuem os pré-requisitos descritos acima. O aplicativo irá checar automaticamente os seguintes itens:
- CRVe Digital;
- Atestado de inspeção veicular em empresa credenciada;
- O aplicativo registrará internamente, de forma automática – através da assinatura eletrônica;
- Registro de intenção de venda/compra do veículo realizado pelo vendedor e vendedor;
- Comprador e vendedor precisavam ter todos os documentos em dia e à mão. Por exemplo, original e cópia de CNH e outro documento de identificação, o Certificado de Registro de Veículo (CRV), cópia do comprovante de residência dos últimos três meses, cópia do formulário do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Além dos comprovantes de pagamentos de multa, licenciamento e IPVA, também era necessário comprovante de que não há débito com o Renavam e o número do chassi decalcado;
- Era necessário pagar a taxa de cartório, onde vendedor e comprador devem assinar o CRV. A partir dessa etapa, são, no máximo, 30 dias para finalizar a transferência;
- Pagar a taxa de transferência;
- Agendar a vistoria;
- Fazer a vistoria em local autorizado pelo Detran-SP;
- Realizar o pedido de transferência, que pode ser online ou presencial;
A oferta da transferência digital de propriedade de veículos integra a lista de avanços do Detran-SP resultantes do processo de transformação digital. Esta é uma das principais diretrizes da autarquia, implantadas desde janeiro de 2023. Além disso, colabora com a despapelização da autarquia. Ou seja, a diminuição do uso de papel, até que ele possa ser praticamente eliminado em todos os procedimentos do Detran-SP, que devem acontecer de forma digital. Entre as outras medidas criadas com esse intuito estão a adesão do Detran-SP ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), para o pagamento de multas com desconto bem como a indicação do real condutor de forma eletrônica. Assim como, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do talonário eletrônico de multas, dentre outras.
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Detran|ES oferece 120 vagas em Curso de Mecânica para mulheres na Grande Vitória
Estão abertas as inscrições para a nova edição do Curso de Mecânica Básica de veículos de duas rodas (motocicleta) e quatro rodas (carro) para condutoras que moram na Grande Vitória. No total, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibiliza 120 vagas, sendo 60 para mecânica de carros e as outras 60 de motos. As aulas acontecerão nos dias 21 e 22 de março no Espaço Detranzinho, na Serra. As inscrições abriram nesta quinta-feira (14) e devem acontecer, até a próxima segunda-feira (18), exclusivamente no site www.detran.es.gov.br.
O curso é totalmente gratuito, organizado e coordenado pelo Detran|ES em parceria com as empresas Contauto AutoCenter e Moto Vena.Para participar, é necessário preencher os requisitos e o formulário de inscrição no site oficial do Detran|ES. Podem ser inscrever mulheres residentes nos municípios da Grande Vitória que sejam habilitadas na categoria escolhida: A para motocicleta e B para carro. Também é obrigatório não estar cumprindo penalidades de Suspensão do Direito de Dirigir e Cassação da CNH.
Os Cursos de Mecânica Básica atendem toda a sociedade e têm como foco proporcionar a todos o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, seja no carro ou na moto, tais como compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento, além de dicas de condução econômica e cuidados diários.
Incentivar a independência e sensação de segurança para quem depende de ajuda externa para resolver contratempos nos seus veículos é também um dos objetivos da iniciativa. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca o sucesso de edições anteriores do curso e a importância dessa formação, que é parte das atividades da Escola Pública de Trânsito.
“Já tivemos muitos retornos positivos das participantes de outras edições e nós queremos reforçar a relevância social desses cursos realizados pelo Detran|ES, que também orientam e preparam as condutoras a fazerem a manutenção dos veículos que circulam pelas ruas, o que também contribui para a prevenção de acidentes e um trânsito sempre melhor. O objetivo do Departamento de Trânsito é principalmente esse e ficamos muito felizes de promover essas iniciativas, ainda mais em um mês tão importante quanto o mês das Mulheres.”
O Detran|ES ressalta ainda que, no momento de submeter a inscrição, todas estejam atentas às informações fornecidas, pois a comunicação do Órgão com as selecionadas será feita via e-mail. Portanto, é de inteira responsabilidade das inscritas acompanhá-las. A lista com o nome dos inscritos selecionados para realizar o curso será disponibilizada no site do Detran|ES, após o preenchimento de todas as vagas. E no caso de confirmação é muito importante o comparecimento no dia do curso para que não se desperdice essa vaga, tendo em vista que a limitação do número de participantes e existem outras interessadas.
Ao final da formação, haverá o envio de um e-mail um certificado de participação para alunas com 100% de aproveitamento.
Sobre o CursoAs aulas terão formato presencial, com dois módulos (teórico e prático) e serão ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras. A formação conta também com uma ampla grade de conteúdos programáticos, como:
- Inspeção
- Combustível, Tanque
- Acelerador, funcionamento
- Motor, verificações
- Troca de óleo
- Corrente de Transmissão
- Freios, fluidos e verificação
- Sistema elétrico
- Interruptores, funcionamento
- Rodas, raios e pneus
- Cabos embreagem e freios
- Manetes
- Filtros
Curso de Mecânica para Mulheres de Veículo de 2 rodas (motocicleta), com 60 vagas disponíveis
Data: 21 de março de 2024
Horário: Das 8h às 12h – parte teórica
Das 13h às 17h – parte prática
Curso de Mecânica de Veículo de 4 rodas (carro), com 60 vagas disponíveis
Data: 22 de março de 2024
Horário: Das 8h às 12h – parte teórica
Das 13h às 17h – parte prática
Local: Espaço Detranzinho, localizado atrás do Vitória Apart Hospital, na Rua Sebastião Rodrigues Miranda, n.º 49, Boa Vista II – Serra.
Inscrições para o curso de mecânica para mulheresAs condutoras interessadas devem fazer as inscrições entre esta quinta-feira (14) e a segunda-feira (18) exclusivamente no site do Detran|ES (http://www.detran.es.gov.br), no banner localizado na página principal ou na aba “Educação”, onde constarão todas as informações relativas ao curso.
Para se inscrever, a candidata deve preencher o formulário de acordo com as solicitações. Destacando que, no ato da inscrição, a solicitante deverá digitalizar sua CNH e anexá-la ao formulário.
As informações são da Assessoria de Comunicação do Detran/ES
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“Vai e vem do trânsito”: mais de 680 mil paranaenses se deslocam diariamente para trabalhar ou estudar em municípios vizinhos
Conhecido como “migração pendular”, o fenômeno impacta mais de 7 milhões de brasileiros – sendo 680 mil paranaenses – não é exatamente uma migração, mas um deslocamento temporário. Popularmente chamado de “vai e vem diário”, muitos brasileiros fazem o trajeto para estudar ou trabalhar em cidades vizinhas, retornando ao seu município de residência ao final do dia. Essa rotina envolve principalmente o uso de transportes públicos e privados. Mas como atenuar o esforço desse deslocamento e aumentar o conforto para esses viajantes? Uma pesquisa da Mobility Consumer Index 2023 indicou uma preferência nacional pelo carro particular em detrimento do transporte público: 88% dos entrevistados afirmaram optar pelo carro próprio para suas atividades, em contraste com a média global de 80%. Com a predominância do uso de automóveis, o desgaste decorrente desses trajetos pode depreciar o veículo e diminuir sua vida útil.
Depois de alguns anos de estrada, é natural que um carro necessite de reparos e perca valor de mercado. O desgaste acelerado de componentes, devido ao uso intensivo, pode gerar despesas relevantes durante manutenções ou na revenda do veículo. O coordenador de gestão e manutenção de ativos, Iury Equer Pereira, destaca que o desgaste e a desvalorização dependem do modo e da frequência de uso do carro.
“No mercado de veículos, a diferença entre venda no atacado ou varejo se baseia na quilometragem. Um carro com 30.000 km e 40.000 km geralmente é vendido no varejo, visto que ainda possui os componentes originais em bom estado e sem uso severo”, esclarece. Já os veículos com mais de 40 mil km são considerados para venda no atacado, sendo comercializados por cerca de 85% da FIPE, refletindo uma desvalorização de 15%.
Roda mais de 100 quilômetros diariamente? Suas despesas mensais podem ultrapassar R$ 2 milO uso frequente de um carro desgasta várias peças, como freios, pneus, suspensão e motor. “Com uma média diária de 100 km, divididos entre 50 km para a ida e 50 km para a volta, demanda manutenções e substituições anuais de componentes como pastilhas e discos de freio, correias e suspensão”, detalha Iury. Cabe destacar, ainda, que a desvalorização do automóvel é, em média, de 20% nos dois primeiros anos. Além disso, de 15% nos anos seguintes, com base na FIPE. O coordenador calculou o custo médio da manutenção de um veículo popular de aproximadamente R$ 80 mil, sujeito a uso intenso diário. Confira:
Revisão a cada 10 mil quilômetrosR$ 500FreiosR$ 1.000SuspensãoR$ 2.500CorreiasR$ 800PneusR$ 2.000SeguroR$ 4.000IPVAR$ 1.600Licenciamento R$ 350Desvalorização média ano de 15%R$ 12.000Custo médio anual de manutençãoR$ 26.250Custo médio mensal de manutençãoR$ 2.187,50 Locação é alternativa mais em contaCom tarifas de locação a partir de R$ 68 (valor variável), o aluguel se apresenta como uma opção de maior custo-benefício. “Optar pela locação elimina as preocupações com manutenção e taxas associadas à propriedade do veículo. Importante destacar que os custos mencionados se aplicam à compra à vista; no financiamento, incidem juros adicionais sobre o preço”, esclare.
Com o aluguel, é possível firmar contratos mensais ou anuais mais em conta. Além de permitir a troca por modelos mais recentes sem as complicações de vender um carro usado.
“O locador fica isento de despesas com manutenção, já que esses gastos, incluindo as manutenções preventivas e taxas, são por conta da nossa locadora”, finaliza.
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Moradores de Araripina e Ouricuri são os primeiros beneficiados com o Detran Por Toda Parte
Começou lá pelo Sertão, mas vai percorrer todas as cidades e regiões pernambucanas. Assim é o Detran Por Toda Parte, novo programa do Departamento Estadual de Trânsito, com primeira edição realizada esta semana, na terça (12) e quarta (13), nos municípios de Araripina (690 km do Recife) e Ouricuri (617 km do Recife), respectivamente.
A programação incluiu serviços de habilitação e veículos, atividades educativas em escolas e ruas, além de capacitação de servidores e credenciados, fiscalização e instrução de agentes.“Reunimos diversos serviços que permitem oferecer à população mais praticidade, agilidade e segurança no atendimento, além de levar dicas de segurança para um trânsito seguro”, detalha o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano.
Em ambas as cidades, o “Detran Por Aqui”, veículo equipado para serviços externos, foi o ponto central para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dar entrada em serviços, verificar a pontuação da CNH, emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), além de obter informações e esclarecer dúvidas. No local também foi possível fazer o cadastro de candidatos para obter a CNH Rural, programa voltado para agricultores familiares, instituído pelo Governo de Pernambuco.
Paralelo aos atendimentos, a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE orientou sobre equipamentos de segurança como capacete, cadeirinha e cinto de segurança. Além disso, deu instruções para preenchimento de Autos de Infração de Trânsito (AIT) aos agentes municipais e militares. Já na educação de trânsito, a Turma do Fom-Fom, artistas educadores de trânsito, protagonizou teatrinho em escolas, com dicas de segurança no trânsito. Em Araripina, na Escola Prof. Maria Luzanira Muniz Ramos, em Ouricuri, na Escola São Sebastião. Fora isso, teve recreação, joguinhos educativos e brincadeiras de adivinhação nas áreas externas. Além da participação do Professor Amigo do Trânsito (PAT), docente municipal, responsável pela multiplicação do programa na cidade.
A programação ainda teve reciclagem de servidores do órgão, feita pela Gerência de RH, priorizando questões emocionais, sociais, estresse e técnicas para enfrentar as rotinas. Já a Gerência de Habilitação coordenou vistorias de renovação anual dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A Diretoria de Atendimento foi responsável pelas vistorias do transporte escolar. O Detran Por Toda Parte segue para Petrolina e ainda este mês chegará a Belo Jardim, no Agreste, e Timbaúba, na Zona da Mata.
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