Assento
Cinto de segurança
O cinto de segurança também deve ser bem colocado, deve passar pelo ombro e atravessar o peito sem tocar no pescoço– para evitar enforcamento e fraturas caso haja um acidente.
Pernas e joelhos
Pés
Os calcanhares devem estar sempre apoiados no assoalho do veículo, evitando a sobrecarga da coluna lombar.
Encosto da cabeça
Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do motorista, de preferência na altura dos olhos - caso o encosto esteja muito baixo, no caso de uma batida, a cabeça pode ser arremessada para trás e o pescoço pode se chocar contra o encosto (efeito chicote), o que pode causar fraturas cervicais e lesões da medula.
Braços
Os braços devem ficar levemente flexionados ao segurar o volante. Com os braços esticados, o volante deve estar na altura dos punhos (evita lesões em colisões frontais; permite respostas rápidas frente às situações de perigo; alivia a tensão na musculatura do pescoço).
Em motocicletas
A dica é que, ao pilotar uma moto, a pessoa estique mais os braços para que as costas fiquem mais retas, perpendiculares ao banco – nunca ela deve ficar com a cabeça próxima do guidão e com as costas curvadas. Nada de ficar "em pé" na moto.
No ônibus
No caso do ônibus, o passageiro deve segurar sempre a barra na altura do ombro para evitar que o corpo fique desalinhado.