Freios ABS e airbag não devem mais ser obrigatórios em 2014, diz Mantega.
'Possivelmente, vamos adiar a entrada em vigor', diz ministro da Fazenda.
Ele se mostrou preocupado com preço do carro, que subiria até R$ 1,5 mil.
A 20 dias de valer a obrigatoriedade de instalação de airbag e freios ABS em todos os carros novos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que "possivelmente" o governo vai adiar a medida.
"Estamos discutindo questões do equipamento de segurança que seria acrescentado aos automóveis em 2014. Estamos preocupados com o impacto sobre o preço do carro. Isso eleva o preço do carro de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Estamos estudando o que fazer com isso", disse Mantega nesta quarta-feira (11). Os equipamentos seriam obrigatórios a partir de janeiro.
"Possivelmente, vamos adiar a entrada em vigor. Hoje, 60% dos veículos já têm o equipamento. Passaria para 100% [em 2014]. Possivelmente vamos diferir isso [atrasar] em um ou dois anos. Ainda não fechamos a proposta. Vamos fechar na terça-feira que vem [em reunião com os representantes dos fabricantes de veículos]", declarou o ministro a jornalistas.
Montadoras
Procurada pelo G1, a associação de montadoras (Anfavea) enviou nota, dizendo: “Fomos informados desta medida, como decisão, e estamos neste momento avaliando o assunto”.
Kombi
A obrigatoriedade de airbag e ABS, sistema que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, iria aposentar veículos que não pudessem ser adaptados às exigências. Um deles seria a Kombi, cujo fim da linha de produção foi anunciado em agosto passado.
Porém, em declaração enviada ao G1, a Volkswagen não deixa claro se manterá o fim do modelo: "Informamos que a Volkswagen do Brasil atende plenamente a legislação vigente. A empresa seguirá toda e qualquer nova regra a ser aplicada para o setor automotivo".
Na época em que anunciou a despedida da Kombi, prevista para o próximo dia 20, a montadora lançou a série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades, que custa R$ 85 mil -a versão tradicional custa cerca de R$ 47 mil.
Testes de segurança
Testes de segurança independentes realizados pelo Latin NCap, braço latino-americano do Global NCAP, costumam atribuir notas baixas a carros que não possuem airbag.
Entre os avaliados recentemente, o Chevrolet Agile e o Renault Clio, ambos testados sem airbag, tiveram 0 de 5 estrelas possíveis no quesito proteção de adultos (assista aos vídeos). Ao G1, o Latin NCap fiz que aguarda mais informações para se pronunciar sobre o possível adiamento da obrigatoriedade dos equipamentos de segurança.