Situação do transporte público será discutida em Plenário na semana que vem.

18/06/2013 - 17h40

O presidente em exercício da Câmara, deputado Andre Vargas (PT-PR), disse que o Plenário realiza na próxima quarta-feira uma comissão geral para discutir uma política de transporte público no Brasil. O presidente lembrou que esse é um dos itens da pauta de reivindicações das manifestações que ocorreram em diversas capitais nos últimos dias e que a comissão geral é uma forma de o Parlamento ouvir as demandas da sociedade.

“É hora de reflexão, de aprender com os movimentos e ver o que é possível fazer no Parlamento para atender às cobranças. O protesto é contra o status quo, não só contra políticos, mas devemos estar atentos e sintonizados com nosso patrão, que é o povo brasileiro”, declarou Vargas.

O presidente em exercício lembrou que o preço das tarifas do transporte público foi o que motivou as primeiras manifestações, mas disse que outros temas poderão ser debatidos, já que a comissão geral permite um debate mais amplo.

PEC 37
Andre Vargas também defendeu o adiamento para o segundo semestre da votação da PEC 37, que torna a investigação criminal exclusiva da polícia. Para ele, está em curso um debate entre delegados e Ministério Público, mas a sociedade também precisa se manifestar.

O deputado disse que o PT ainda não tem opinião definida sobre a proposta. “Antes mesmo do protesto [desta segunda-feira, que também foi contra a PEC], já tinha a opinião que a PEC 37 tinha de ser votada no segundo semestre porque há possibilidade de entendimento entre as partes”, disse Vargas. O presidente Henrique Eduardo Alves, no entanto, marcou a votação para 26 de junho.

Reportagem - Rodrigo Bittar

Edição - Pierre Triboli

Por Agência Câmara Notícias