SINIAV o que é isso?

Chip eletrônico será obrigatório em todos os veículos, caminhões e embarcações. 

O Siniav é uma nova tecnologia que promete revolucionar o trânsito no Brasil, um Chip eletrônico que será obrigatório em todos os veículos, caminhões e embarcações.

O chip conterá todos os dados do veículo, antenas receptoras serão instaladas em várias partes das cidades e receberam e transmitiram informações sobre os veículos que passam por elas. Se houver alguma irregularidade a polícia ou Detran da região é avisado.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que havia determinado a implantação dos chips de monitoramento de veículos nos carros zero quilômetro, entre janeiro de 2013 e julho de 2014, prorrogou o prazo para 30 de junho de 2015. Segundo o órgão, o prazo inicial não seria suficiente para instalação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV), que auxiliará no combate a roubos e clonagens.

Segundo o Detran, o aparelho deve custar em torno de R$ 5,00 a 20,00 o custo será pago pelo proprietário do veículo no momento em que o primeiro licenciamento for feito. Veículos usados deverão responder a um cronograma estabelecido pelos Detran dos estados. A multa para quem for pego sem o chip instalado custará R$ 127,69, mais cinco pontos na Carteira de Habilitação, além da retenção do veículo.

A instalação do chip será feita nos para-brisas dos veículos, que abrigará informações pessoais do proprietário do carro, apenas ano, marca, modelo, combustível e placa. O Governo pretende usar o dispositivo para identificar veículos que transitam em dia e horários proibidos em certos locais, ou que, por exemplo, estejam com o licenciamento atrasado.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o novo sistema também vai possibilitar a cobrança automática de pedágios em rodovias, mas que para isso o proprietário terá que fazer uma autorização prévia. Caberá ao proprietário do veículo decidir sobre a habilitação do equipamento junto aos prestadores de serviço de rastreamento e localização, definindo o tipo e a abrangência do sistema.

Está previsto que, a partir do dia 30 de junho, 20% dos automóveis, caminhões, ônibus e micro-ônibus produzidos para o mercado interno tenham o disposto; 50% dos veículos saiam de fábrica equipados em 30 de agosto de 2014 e 100% em dezembro do mesmo ano. Já os fabricantes de ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos, têm até 28 de fevereiro de 2015 para se adequar à norma.

Para mais informações sobre o Siniav, visite o site: www.siniav.net
Acesse: www.naofoiacidente.org

Por Manuel Carlos Pereira - Educador do Trânsito