CADEIRINHA INFANTIL É MELHOR NO CENTRO OU NAS LATERAIS DO BANCO?

Foto/Crédito: Christian Castanho

Tenho um carro com cintos de três pontos no banco traseiro. Mas só há Isofix nos assentos laterais. Então o que é mais seguro para levar uma criança: instalar a cadeirinha no cinto de segurança central, para ter mais proteção numa colisão lateral, ou no Isofix nas pontas? – Ricardo Menna, por e-mail

Prefira sempre a tecnologia Isofix - ou sua equivalente americana, a Latch - mesmo se ele só estiver disponível nos assentos laterais. Ela possui um sistema de engate que proporciona um acoplamento rígido do assento infantil à carroceria, fazendo com que o deslocamento e a rotação da cadeirinha durante um impacto frontal e/ou lateral seja minimizado.

Além disso, os assentos infantis mais modernos já são desenvolvidos com proteções em caso de impactos laterais, especialmente quando eles são compatíveis com o Isofix ou Latch. A posição central só é mais indicada quando não há fixações desse tipo, e quando o veículo possui cinto de três pontos no assento do meio - se só houver o cinto abdominal, mantenha a cadeirinha nas laterais com os cintos mais adequados.

LEIA MAIS:

>> As cadeirinhas infantis mais seguras do mercado

>> Isofix ou Latch? Qual deles é melhor?

>> Todas as dúvidas de Correio Técnico respondidas