Android Auto será liberado no Brasil no começo de abril

(Foto: Peter Fussy / G1)

 Sistema está bloqueado em centrais multimídias de alguns modelos. Versão em português terá compatibilidade com Maps, Whatsapp e Spotify.

Alphabet, do Google, lançou oficialmente nesta quarta-feira (23) o Android Auto no Brasil. O sistema, que está bloqueado em centrais multimídia de alguns modelos, será liberado em português no começo de abril.

Para começar a usar a plataforma, que leva funções dos celulares Android para o carro, é preciso ter uma central que já dispõe do sistema, baixar o aplicativo na loja do Google e conectar o smartphone no automóvel via cabo USB e Bluetooth para comandos de voz.

Tudo que o celular tem compatível com Android Auto será espelhado na central multimídia. Por enquanto, são compatíveis aplicativos como Google Maps, Play Music, Now e Spotify (veja a lista completa).

Será possível fazer chamadas e mandar mensagens por Whatsapp e Skype, por exemplo. O Waze ainda está sendo modificado e não tem data para aparecer no Android Auto no país.

 

Que carros têm

Honda, Chevrolet e Volkswagen já possuem centrais multimídia com Android Auto. Ford, Suzuki, Fiat, Hyundai e Mitsubishi prometem se adaptar neste ano ainda, de acordo com Flavio Ferreira, diretor de parcerias de Android e Chrome do Google para a América Latina.

Para quem quiser instalar por conta própria, a Pioneer vende um rádio com o sistema, o AVIC F70TV, que custa R$ 2.799.

Rival do Google, a Apple liberou o CarPlay no Brasil no ano passado, compatível com o iPhone. As duas gigantes de tecnologia disputam agora a preferência dos motoristas, mas o Google saiu na frente com seus automóveis autônomos, que já rodam em testes nos Estados Unidos.

 

Como funciona

A grande diferença de usar o Android Auto em vez de o próprio smartphone ou um sistema deespelhamento, como o MirrorLink, é que todos os aplicativos são adaptados para o uso dentro do carro.

Isto quer dizer que a maioria dos comandos são feitos por voz e as interações com outros usuários são eliminadas, para evitar distrações. Por este motivo, o Facebook dificilmente será aprovado pelo Google. O Whatsapp, pelo menos, funciona bem. É possível ouvir e responder mensagens.

Outra vantagem é não ter que ficar segurando o celular enquanto dirige, o que, além de inseguro, é proibido e pode dar multa. Também não é preciso encaixar o aparelho em algum suporte no carro. Todos os aplicativos compatíveis aparecem direto na central multimídia do veículo.

Enquanto o aparelho está conectado, uma tela fixa bloqueia qualquer tipo de ação pelo telefone, ou seja, se você quiser usar um aplicativo que não está pronto para o Android Auto, será preciso desplugar o telefone.

 

Segurança

De acordo com Ferreira, o sistema garante mais segurança ao motorista e também contra hackers. Recentemente, o FBI alertou proprietários de veículos sobre o risco de invasão de hackers, que já chegaram a controlar um veículo.

Para o executivo, os usuários do Android Auto serão beneficiados pelo alto nível de preocupação do Google com a segurança. Em julho de 2015, a Fiat Chrysler fez recall de 1,4 milhão de veículosnos Estados Unidos para atualizar a central multimídia que foi alvo de hackers.

 

Por Peter Fussy